CARTOGRAFIA COLABORATIVA: REFLEXÕES COM PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO SP
Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino Fundamental, Professores de GeografiaResumo
O tema desse artigo é a cartografia colaborativa. O foco se dá em formação docente. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada no método etnográfico. Tem-se como principal objetivo uma reflexão sobre a importância do uso da cartografia colaborativa para o ensino com mapas nas aulas de Geografia, com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos nos anos finais do Ensino Fundamental, em suas aulas. O universo de pesquisa foi professores da educação básica do município de Sertãozinho-SP. A amostra foi composta de 10 sujeitos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas para os professores e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que a cartografia colaborativa nas aulas de geografia ainda não é uma realidade em todas as escolas. De modo que consolida a ideia da importância de incluir essa modalidade da cartografia, nas aulas de Geografia como estratégia para maior absorção de conceitos cartográficos pelos alunos.
