DIÁLOGOS ENTRE PROFESSORES COMO ESPAÇO FORMATIVO

Experiências no primeiro semestre de PIBID

Autores

  • Dennis Adamoli Pierre
  • Clara Major Mendes de Lima

Palavras-chave:

Formação de professores, sala dos professores, observação participante, universidade-escola, práticas educativas

Resumo

No primeiro semestre de 2025, o subprojeto de Geografia do PIBID/UNIFESP desenvolveu atividades na EMEF Saturnino Pereira, escola-campo situada na zona leste da cidade de São Paulo, em contexto marcado por tensões territoriais e ameaças institucionais. Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira os diálogos entre estudantes de graduação e docentes, em especial os ocorridos na sala dos professores, constituem um espaço formativo capaz de articular universidade e escola. Adotou-se abordagem qualitativa baseada em observação participante regular e registro sistemático em diário de campo, com consentimento informado. Os resultados indicam que a sala dos professores exerce função dupla: além de lugar de descarga emocional, configura-se como espaço de criação coletiva e de articulação de práticas interdisciplinares; a presença dos estudantes de graduação reforçou vínculos, suscitou iniciativas pedagógicas conjuntas e potencializou trocas entre gerações docentes. Conclui-se que esses diálogos constituem um eixo formativo e político relevante para a continuidade dos processos de formação e para a articulação entre universidade e escola.

Downloads

Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT5 - Saberes docentes e formação de professores de geografia