VER E PENSAR O TERRITÓRIO A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Território, Educação Integral, AdolescênciaResumo
O presente artigo foi escrito a partir da dissertação de mestrado submetida ao Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo intitulada “Território e territorialidade do/no CEU Guarapiranga” que teve como objetivo geral analisar a importância do Centro Educacional Unificado Guarapiranga enquanto política integradora da educação com o território, compreendendo qual a contribuição desse equipamento na conexão entre escola e comunidade. Para isso uma das etapas da pesquisa consistiu em uma atividade de mapeamento colaborativo seguida de uma atividade de reflexão sobre o conceito de território realizadas com 22 estudantes do 9º ano da EMEF Mario Fittipaldi, localizada dentro do CEU Guarapiranga, para verificar quais relações os adolescentes estabelecem com o território do entorno do CEU. Assim, apresentamos aqui um recorte para analisar como os estudantes definiram o conceito de território a partir da atividade realizada, bem como para analisar a importância da vivência (Vigotski, 2018) e da mediação (Feuerstein, 2014) para a construção de um ensino de geografia que busque desenvolver nas crianças e adolescentes um modo de ver pensar o mundo (Moreira, 2017).
