CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CENÁRIO POLÍTICO E EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Leonardo Saraiva
  • Paula Cristiane Strina Juliasz

Palavras-chave:

Educação, EJA, Analfabetismo

Resumo

O presente texto tem por objetivo descrever os resultados da pesquisa de Iniciação Científica (IC) denominada “Perspectivas de um estudo de caso sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no cenário político e educacional brasileiro”. Em um primeiro momento, dissertaremos brevemente sobre o panorama geral da EJA enquanto política pública nacional voltada para a erradicação do analfabetismo. Em seguida, buscaremos problematizar o debate sob uma perspectiva escalar, contrapondo a eficiência dessas políticas de acordo com o nível de abrangência das mesmas, partindo do coletivo, o território brasileiro, para o individual, a unidade escolar. Na sequência, convencidos da tarefa de ampliar o grau de detalhamento por meio de uma análise inscrita no território da escola, apresentaremos os resultados obtidos por meio da pesquisa quali-quantitativa realizada com os estudantes do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini. O objetivo central dessa pesquisa foi reconhecer as principais características que mais bem descrevem o perfil discente, sem perder de vista os elementos que compõem uma análise geográfica, como o território, a renda, a identidade e a vida no contexto urbano. Por fim, discutida a diversidade dos aspectos socioeconômicos e identitários que foram observados, relacionaremos os achados da pesquisa com alguns fatores sociais do presente que minam a permanência estudantil na EJA, descrevendo novas barreiras e reforçando desigualdades que ainda se projetam contra a permanência estudantil.

 

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT4 - Questões teórico-metodológicas na educação em geografia e Geografia da Educação