A GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL

polos EAD – unidades acadêmicas ou pontos de venda?

Autores

  • Henrique Caetano Vian

Palavras-chave:

Educação a distância, Uso do território, Setor privado

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o fenômeno da educação superior a distância no território brasileiro, com destaque para sua manifestação mais evidente: os polos EAD vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Argumenta-se que tais polos possuem uma ambivalência funcional: legalmente reconhecidos como unidades acadêmicas, também operam como pontos de venda de empresas educacionais. Dessa situação, revelam-se usos corporativos e seletivos do território, orientados pela busca de lucratividade de Instituições e de seus parceiros comerciais por meio de localizações estrategicamente definidas. Por fim, discute-se que, embora a Nova Política de Educação a Distância represente um avanço regulatório, ela não rompe com a ambivalência funcional de polos EAD, atuando como uma “manutenção de vitrines” dos pontos de venda de empresas educacionais.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT4 - Questões teórico-metodológicas na educação em geografia e Geografia da Educação