A Base Nacional Comum Curricular no Brasil e a emergência do conteúdo: um olhar a partir do ensino de Geografia
Palavras-chave:
Estudos do currículo, Ensino de Geografia, ConteúdoResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementada no Brasil em 2018, é um documento que reflete algumas concepções de currículo que nascem e se desenvolvem na academia. Diversos pesquisadores ainda estão fortemente voltados à natureza reprodutora do currículo; nessa concepção, a escola é lida como um dos locais de reprodução das desigualdades porque, entre outras coisas, desenvolve conhecimentos socialmente valorizados, tornando outros conhecimentos subalternizados. Pouco tem sido discutido sobre o que deve ser ensinado nas escolas. Diante dessa lacuna, este artigo tem como objetivo analisar o conteúdo de ensino da Geografia na BNCC à luz das obras de Michael Young, Joseph Schwab e Zongyi Deng. Para isso, a pesquisa adotou como metodologia a análise documental e bibliográfica, entendida como um procedimento de investigação que se apoia no exame sistemático de documentos oficiais e de referenciais teóricos. A partir dessa análise, percebe-se que os textos da BNCC do Ensino Fundamental e do Ensino Médio representam diferentes possibilidades de abordagem do conteúdo. A BNCC do Ensino Fundamental apresenta uma leitura de conteúdo que se conecta às estruturas sintáticas e substantivas do campo da ciência que fundamenta a disciplina escolar. Diferentemente, no texto do Ensino Médio, no Ensino Fundamental tem-se elementos para se trabalhar aquilo que Michael Young chama de conhecimento poderoso: o conhecimento que, por ser socialmente valorizado, pode oportunizar melhores condições de acesso a contextos e espaços também socialmente valorizados. Por fim, defendemos que o currículo deve se ancorar no conhecimento das disciplinas científicas, não como instrumento tecnicista, mas como meio de promover a emancipação intelectual e a justiça social. Um projeto educacional nacional, comprometido com a equidade, deve partir do reconhecimento do valor formativo do conhecimento poderoso.
