AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO DOCUMENTO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO EM GOIÁS

uma análise preliminar

Autores

  • Loçandra Borges de Moraes
  • Tiago Felis Pinheiro

Palavras-chave:

Currículo, Geografia, Goiás

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma investigação denominada “Desafios para a formação e a atuação de professores de Geografia do Ensino Médio em Goiás: por um conhecimento significativo aos jovens no atual contexto educacional” realizada por professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, professores da Universidade Estadual de Goiás, da Universidade Federal de Catalão e da Rede Estadual de Educação de Goiás. A investigação aponta indicativos que estão numa perspectiva oposta ao projeto de formulação e implementação da Reforma do Ensino Médio e do significado da Geografia que tem se apresentado neste nível do ensino, por considerar que o conjunto desta política se insere num projeto neoliberal de educação que, a partir da reforma curricular, estabelece mudanças significativas nos sistemas de ensino e nela a Geografia que tem se apresentado. O objetivo é compreender a Geografia no contexto da reforma do Ensino Médio e das orientações curriculares efetivadas na rede pública estadual de Goiás e os desafios para a formação inicial nos cursos de licenciatura. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, com interfaces na pesquisa crítica colaborativa, com as etapas: bibliográfica, documental e em grupos de discussão com professores da rede e licenciandos em Geografia da UFG, da UEG e da UFCat. A análise do documento curricular para o Ensino Médio em Goiás revelou a presença de habilidades e objetivos de aprendizagem caracterizados como sendo do âmbito da Geografia, a qual é ministrada de forma individualizada a partir de três grupos de temáticas principais: a) globalização e dinâmicas territoriais e populacional, b) natureza e questões ambientais e c) cidade, urbano e cidadania, sendo o segundo grupo explorado neste trabalho.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT3 - Políticas educacionais, currículo e História da Geografia Escolar no Brasil