A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO CAMINHO PARA A ERRD
Percepções dos futuros docentes
Palavras-chave:
Formação docente, Metodologias ativas, Educação para Redução de Riscos e DesastresResumo
Este artigo analisa as percepções de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) sobre a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) como estratégia para o ensino de questões socioambientais e para a Educação para a Redução do Risco de Desastres (ERRD). A pesquisa qualitativa envolveu a aplicação de uma sequência didática fundamentada na ABRP, seguida de questionário misto, respondido por 26 participantes. Os resultados indicam que os futuros docentes reconhecem a ABRP como abordagem capaz de promover aprendizagens críticas, situadas e alinhadas às realidades locais. Contudo, apontam desafios como falta de formação específica, restrições de tempo no currículo e escassez de recursos pedagógicos. O estudo conclui que integrar a ERRD à formação inicial docente exige políticas curriculares consistentes, oportunidades de formação continuada e práticas pedagógicas que considerem as experiências e os contextos dos estudantes, contribuindo para uma educação que favoreça a análise e a intervenção sobre problemas socioambientais contemporâneos.
