Ensino de Mudanças Climáticas

a Geografia e a Interdisciplinaridade nos Cursinhos Pré-Vestibular Populares

Autores

  • Gabriel de Souza Toledo

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Cursinho Pré-Vestibular Popular, Interdisciplinaridade

Resumo

As mudanças climáticas são um dos principais desafios contemporâneos, envolvendo fatores sociais, ambientais, culturais e econômicos. Na educação, especialmente a educação ambiental e para a sustentabilidade, o tema promove reflexão crítica sobre suas causas e consequências. Esta pesquisa analisa os sentidos discursivos atribuídos às mudanças climáticas nos currículos e práticas de cursos pré-vestibulares populares, com foco no Cursinho Pré-Vestibular TRIU, em Campinas (SP). Por meio de levantamento de um estado do conhecimento do tema, análise de palavras-chave em questões do Enem e Unicamp (2014–2024) e grupos focais com estudantes, investigou-se como esses discursos são incorporados e ressignificados nas aulas de Geografia, destacando abordagens interdisciplinares. Os resultados indicam que, embora as avaliações valorizem a interdisciplinaridade, predominam abordagens em macroescala sobre as Mudanças Climáticas. No Cursinho TRIU, a interdisciplinaridade emerge como princípio estruturante, integrando conteúdos e práticas de forma contextualizada, com estudantes conectando conhecimentos escolares e experiências territoriais, articulando Geografia com Biologia, Física e Química. Assim, a Geografia se destaca como disciplina central para mediar a compreensão das mudanças climáticas.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT3 - Políticas educacionais, currículo e História da Geografia Escolar no Brasil