INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA AULA DE GEOGRAFIA
uma proposição de percurso didático
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Mediação didática, Continente EuropeuResumo
O presente trabalho volta-se para a inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação nas aulas de Geografia e tem como objetivo principal: discutir, com base no conceito de mediação didática, uma possibilidade de inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação nas aulas de Geografia, por meio da elaboração de um percurso didático sobre o continente europeu para turma de nono ano dos anos finais do ensino fundamental. A mediação didática é discutida assim como o enriquecimento e a mobilização de múltiplas linguagens ao longo dos momentos do percurso didático. A pesquisa se configura como de caráter qualitativo, utilizando-se dos procedimentos metodológicos da revisão bibliográfica e pesquisa documental, além da elaboração da proposta de percurso didático. Concluí-se, por fim, que é necessário superar a concepção onde se afirma que estudantes com altas habilidades/superdotação não precisam de uma figura mediadora no seu processo de ensino e aprendizagem, sendo todos eles autodidatas buscando assim avançar no debate da inclusão deste público no âmbito educacional.
