INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA AULA DE GEOGRAFIA

uma proposição de percurso didático

Autores

  • Júlia Victória dos Santos Soares

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Mediação didática, Continente Europeu

Resumo

O presente trabalho volta-se para a inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação nas aulas de Geografia e tem como objetivo principal: discutir, com base no conceito de mediação didática, uma possibilidade de inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação nas aulas de Geografia, por meio da elaboração de um percurso didático sobre o continente europeu para turma de nono ano dos anos finais do ensino fundamental. A mediação didática é discutida assim como o enriquecimento e a mobilização de múltiplas linguagens ao longo dos momentos do percurso didático. A pesquisa se configura como de caráter qualitativo, utilizando-se dos procedimentos metodológicos da revisão bibliográfica e pesquisa documental, além da elaboração da proposta de percurso didático. Concluí-se, por fim, que é necessário superar a concepção onde se afirma que estudantes com altas habilidades/superdotação não precisam de uma figura mediadora no seu processo de ensino e aprendizagem, sendo todos eles autodidatas buscando assim avançar no debate da inclusão deste público no âmbito educacional.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT6 - Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia