ANÁLISE DE SITES DE GEOCIÊNCIAS

difusão de animações e materiais didáticos na internet

Autores

  • Lucas Soltermann
  • Celso Dal Ré Carneiro

Palavras-chave:

Sites educacionais, Educação em Geociências, Materiais didáticos

Resumo

Este projeto atualiza resultados de pesquisas anteriores sobre qualidade de websites nacionais e internacionais em Geociências. O método utilizado consiste na recuperação dos websites de interesse, aos quais se aplicam diversos critérios de avaliação: clareza das informações; navegabilidade; adequação pedagógica e atualização periódica de dados e materiais oferecidos. Utilizaram-se bancos de dados, planilhas e produtos gerados em estudos prévios similares, que abrangeram portais e páginas da Web em Geociências. A pesquisa está em andamento; os resultados parciais indicam a existência de websites de alta qualidade nos campos da Geologia, Geomorfologia, Tectônica e outras áreas correlatas, mas ainda é limitada a diversidade de públicos atendidos. A produção de material didático nos países da América Latina permanece incipiente; poucos portais são direcionados especificamente à difusão das Ciências da Terra na Educação Básica. Identificaram-se boas iniciativas de universidades públicas do Chile e da Argentina que, embora relevantes em termos de conteúdo, apresentam fragilidades no design, na acessibilidade, na navegabilidade e na atualização dos materiais. A barreira linguística é outro aspecto crítico. Os websites mais bem avaliados estão disponíveis predominantemente em língua inglesa; concentram-se em instituições de países do hemisfério norte, como a NASA e a Agência Espacial Europeia. Esse cenário reforça as desigualdades no acesso, especialmente para contextos educacionais da América Latina, onde o inglês não é amplamente dominado pelos estudantes da educação básica. O novo levantamento permitiu reavaliar websites nacionais elaborados por instituições, universidades e órgãos de referência, como o Serviço Geológico do Brasil e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, bem como os institutos dedicados ao ensino e pesquisa em Geociências das três universidades estaduais públicas paulistas. Também foram analisados museus com exposições virtuais e páginas de Geoparques nacionais. São portais que apresentam boa aparência visual, navegabilidade satisfatória, boa qualidade de informações e grande potencial de aplicação didática. Entretanto, observa-se que, diferentemente de iniciativas internacionais como o portal Teach the Earth, tais websites ainda não oferecem propostas estruturadas de atividades pedagógicas ou planos de aula, o que limita sua utilização direta no contexto escolar. Os resultados finais da pesquisa subsidiarão as ações do Projeto Geo-Escola, cujo propósito é sistematizar dados e oferecer uma curadoria qualificada de websites em Geociências (https://geo-escola.pro.br/). Dessa forma, busca-se ampliar o acesso a materiais de qualidade, promovendo uma educação mais inclusiva, crítica e alinhada aos desafios contemporâneos do ensino de Geociências.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT6 - Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia