ENTRE PERFIS DE SOLO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Educação em Solos, Recurso Didático, Geografia física e geografia humana, totalidade, atualidadesResumo
O presente artigo relata uma prática educativa sobre o ensino de solos no componente de Geografia com estudantes do 6º ano, cujo objetivo foi desenvolver uma consciência crítica acerca do tema e desconstruir o recorrente encaixotamento de conteúdos e abordagens superficiais, frequentemente descontextualizadas do território, presentes nos materiais didáticos. Como abordagem metodológica, adotou-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), estratégia de aprendizagem ativa, cujo produto final consistiu na construção de perfis de solo e sua posterior apresentação em uma feira de trabalhos em uma escola particular do município de Campinas/SP. O trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de solos, contextualizada ao processo de concepção socioespacial do município em que se insere a instituição escolar, demonstrando a potencialidade do uso de projetos para tornar o ensino de solos menos abstrato e mais próximo da realidade do estudante.
