CARTOGRAFIA ESCOLAR E A HISTÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL (1801-1900)

uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Lucas Zanelatto Pullig
  • Diego Carlos Pereira

Palavras-chave:

Mapas escolares, história da Geografia Escolar, revisão bibliográfica

Resumo

Neste artigo se apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o papel da cartografia no ensino de Geografia no Brasil durante o século XIX, enfocando a história da disciplina e os mapas escolares como objetos didáticos. Pretendemos analisar de forma preliminar a produção historiográfica (dissertações e teses) a respeito do tema - identificando aspectos centrais para caracterizar a relação entre cartografia e Geografia nesse contexto. Como procedimento metodológico, a revisão sistemática é um tipo de pesquisa que utiliza como fonte a literatura sobre determinado tema. Esse tipo de investigação dispõe um resumo das dos dados mediante a aplicação de métodos sistematizados de busca, análise e síntese.  Ao realizarmos a busca, encontramos 67 resultados, dos quais 31 eram repetições. Dos 36 títulos únicos, 34 foram eliminados a partir de critérios estabelecidos a partir da centralidade do debate no tema. Dessa forma, nos deparamos com 2 trabalhos, Boligian (2010) e Oliveira (2010), para realizar a análise. Como resultados, verificamos que os mapas não eram comuns em materiais didáticos do século XIX tanto por razões objetivas como as dificuldades para a impressão, tanto pela orientação tradicional e mnemônica que a Geografia assumia até então. Dessa forma, em muitos livros, a cartografia aparece como conteúdo, mas não como representação espacial.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT3 - Políticas educacionais, currículo e História da Geografia Escolar no Brasil