FONTES, PESQUISA DOCUMENTAL E A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR
caminhos metodológicos e experiências de campo
Palavras-chave:
História da Educação, cultura material escolar, fontes documentaisResumo
A História da Geografia Escolar tem sido tema de importantes pesquisas ao longo das últimas décadas, possibilitando a discussão e melhor compreensão de como a Geografia, enquanto disciplina escolar, foi institucionalizada nos currículos, os métodos utilizados para o seu ensino e quais eram seus objetivos e finalidades. Nesse sentido, o conceito de cultura material escolar tem nos ajudado a olhar para artefatos historicamente secundarizados pela História. Este trabalho é fruto de uma iniciativa da Rede Nacional de Pesquisa em História da Geografia Escolar a partir de uma pesquisa que promove a busca e catalogação de fontes documentais históricas para disponibilização em ambiente digital, promovendo mais acesso às fontes e facilitando futuras pesquisas. Seu amplo recorte é demarcado pela origem da disciplina no Brasil, datada do século XIX, até 1930, quando a Educação, de fato, passou a ocupar espaço nas preocupações do poder. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar o percurso metodológico e as experiências de campo do núcleo fluminense desse projeto. A partir da socialização das nossas experiências de forma descritiva-exploratória, discutiremos estratégias e desafios encontrados ao longo do caminho percorrido, buscando contribuir para futuras pesquisas no campo, especialmente as voltadas para a História da Geografia Escolar. Além disso, apresentamos uma sistematização teórica acerca dos procedimentos que balizam nossos trabalhos e nossa relação com a pesquisa documental.
