ESTUDO DO MEIO E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

Reflexões a partir do Rancho Escola em Caraguatatuba-SP

Autores

  • Claudilene M. da C. Gigliotti
  • Eduardo da S. Gigliotti

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Estudo do Meio, Cultura Caiçara

Resumo

O Rancho Escola, desenvolvido na comunidade caiçara da Praia da Cocanha em Caraguatatuba-SP, é uma experiência de Turismo de Base Comunitária (TBC) que se articula ao Estudo do Meio como prática pedagógica. Este estudo relata uma prática educativa, analisando o Rancho Escola como espaço formativo capaz de valorizar a identidade local e potencializar aprendizagens significativas. A metodologia envolveu análise documental, observações de campo e relatos de professores da rede municipal. Os resultados indicam que as estações de aprendizagem — como maricultura, observação da restinga e do mangue, educação ambiental e rodas de conversa — promovem engajamento discente, consciência ambiental e reconhecimento da cultura caiçara, potencializando um o projeto que ultrapassa o caráter de passeio escolar e se consolida como prática transformadora.

 

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT6 - Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia