O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO PARANÁ

contribuições e limites

Autores

  • Leonardo Aparecido de Vicente da Silva

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, Educação no Paraná

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), voltada para o estudos das ferramentas empregadas no ensino de Geografia, com destaque para a utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas. O objetivo principal é examinar como esses recursos estão sendo utilizados no ambiente escolar e de que forma eles ajudam a criar um ensino mais contextualizado, participativo e relevante para os estudantes. O estudo foi conduzido no estado do Paraná, com foco em instituições de ensino públicas associadas ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. Como parte da estratégia metodológica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia que atuam em uma cidade integrante desse núcleo. Objetivo foi compreender as práticas pedagógicas adotadas, os desafios enfrentados e as percepções dos docentes quanto ao uso das tecnologias digitais em sala de aula. Os resultados indicam que, apesar dos progressos e iniciativas específicas no uso de ferramentas digitais como aplicativos de mapas, plataformas educacionais e recursos interativos ainda existem barreiras estruturais, como a insuficiência de equipamentos, ausência de formação continuada e falta de tempo para planejamento pedagógico. Em contrapartida, as declarações dos professores destacam o reconhecimento do potencial dessas tecnologias quando integradas a metodologias ativas, capazes de fomentar a participação dos alunos, o protagonismo juvenil e a conexão entre o conteúdo geográfico e a realidade vivida. Nesse cenário, a pesquisa destaca a relevância de uma abordagem pedagógica inovadora que transcenda a mera transmissão de conteúdos e valorize o uso responsável das tecnologias como ferramentas mediadoras no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, enfatiza a importância de políticas públicas que assegurem infraestrutura, capacitação contínua dos professores e estímulo à inovação pedagógica no ensino de Geografia. Em conclusão, este recorte da dissertação contribui para a discussão sobre a incorporação crítica e criativa das tecnologias digitais na educação, particularmente no contexto paranaense, além de destacar a importância das experiências dos professores como elementos essenciais para a mudança das práticas escolares.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT6 - Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia