A Cidade de São Paulo como Território Educativo no Ensino Médio Municipal
Palavras-chave:
Território, Ensino Médio, Formação de Professores, Cidade Educativa, São PauloResumo
Este artigo analisa a proposta pedagógica “Formação em Movimento”, desenvolvida na EMEFM Vereador Antônio Sampaio (VAS), uma das nove escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que ofertam o Ensino Médio. Investiga-se como as saídas pedagógicas e as reuniões de formação docente realizadas fora da escola contribuem para a construção da identidade de que “Hoje a aula é no território!”. O Ensino Médio é marcado por desafios como evasão escolar e desengajamento, sendo necessários a formação contínua, planejamento e reflexão sobre a prática pedagógica para identificar as causas e mudar esse cenário. Nesse contexto, entender o território como vivido, socialmente produzido e mediador das aprendizagens fortalece o diálogo entre as áreas de conhecimento das Unidades de Percurso. A análise de conteúdo dos depoimentos de estudantes e familiares coletados em redes sociais e WhatsApp identificou categorias como aprendizagem, ampliação de horizontes,vínculo com a comunidade e engajamento escolar. Os resultados indicam a importância de consolidar a dimensão territorial no Projeto Político-Pedagógico (PPP), garantindo a continuidade da prática pedagógica e a articulação interdisciplinar das práticas pedagógicas no Ensino Médio.
