PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DIGITAIS
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Google Maps, GeotecnologiasResumo
O avanço das tecnologias digitais tem ampliado as possibilidades metodológicas no contexto educacional, exigindo dos professores a adoção de práticas que dialoguem com a realidade dos alunos. No ensino de Geografia, as geotecnologias se apresentam como ferramentas estratégicas para aproximar os conteúdos teóricos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais significativa e crítica. Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica realizada em uma escola pública de Uberaba (MG), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), utilizando as plataformas Google Maps e Street View como recursos didáticos para o ensino dos conceitos geográficos. A atividade foi desenvolvida com alunos do ensino médio, tendo como foco o protagonismo discente, a valorização do espaço vivido e o estímulo à leitura crítica do território. A proposta foi dividida em etapas que incluíram aulas expositivas, montagem de um quebra-cabeça da cidade de Uberaba, exploração virtual do espaço urbano e elaboração de uma produção final integrando teoria e prática. Durante a navegação pelo Street View, os alunos foram incentivados a observar transformações espaciais ao longo do tempo, a partir de imagens dos últimos 10 anos disponibilizadas pelo software. Com isso, a atividade contribuiu para ampliar o repertório conceitual dos alunos e consolidar aprendizagens significativas sobre o espaço geográfico.
