COORDENADAS GEOGRÁFICAS E INCLUSÃO

O uso do futebol de botão e o xadrez como recursos didáticos

Autores

  • Ana Cláudia Damião Guedes

Palavras-chave:

pessoa com deficiência, escola., jogo

Resumo

Ao longo da história as pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) não eram aceitas e foram marginalizadas pela sociedade. A mobilização de profissionais da educação e saúde, juristas e principalmente dos familiares, resultou em conferências sobre o tema, que obtiveram como resposta ao clamor social, diversas declarações que proferiam a necessidade de mudanças nas legislações, para que se tivesse garantido o reconhecimento do direito dessa parcela da população em todos os aspectos. Hoje no Brasil, temos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que é considerado um marco nacional, que discorre sobre diversos âmbitos, incluindo o educacional. A lei diz que é necessário que os estudantes com deficiência tenham garantido o seu pleno acesso ao currículo, e com isso é fundamental a adaptação curricular. Este trabalho tem por objetivo abordar uma pratica inclusiva em sala de aula, a partir de uma atividade de adaptação curricular de geografia, com o uso de jogos como ferramenta de aprendizagem, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental dos anos finais de uma escola pública estadual do município de Cordeirópolis-SP . Como resultado, é possível afirmar que o uso do jogo no ensino inclusivo é uma excelente ferramenta de aprendizagem que auxilia a partir da ludicidade na compreensão de temas geográficos.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT6 - Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia