ESTADO DA ARTE DAS “METODOLOGIAS ATIVAS”
levantamento e análise no ensino de Geografia
Palavras-chave:
Ensino, Formação Docente, GeografiaResumo
As “Metodologias Ativas” no ensino de Geografia, de um modo geral, representam uma abordagem inovadora, na qual o estudante é visto como protagonista no processo de construção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise crítica do Estado da Arte sobre “Metodologias Ativas” no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia. O trabalho caracterizou-se como exploratório-descritivo (Gil, 2017) e também utiliza uma abordagem qualitativa (Lüdke; André, 2020). Para tanto, fez-se necessário: levantamento de publicações sobre a temática através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguido do fichamento dos artigos encontrados, para posterior análise das principais “Metodologias Ativas” que se destacaram. Neste cenário, observou-se que as “Metodologias Ativas” no ensino de Geografia são ferramentas metodológicas eficazes para o processo de ensino-aprendizagem e que as mesmas merecem destaque, tendo em vista o envolvimento diretos dos estudantes como participantes e/ou protagonistas do processo de produção do conhecimento. Analisando o viés da Geografia escolar pode-se concluir que o uso de “Metodologias Ativas” no ensino de Geografia demanda maior empenho e cuidado dos professores ao pensar suas práticas didáticas, e que mesmo considerando seus benefícios, muitas vezes pela falta de experiência ou mesmo conhecimento, os resultados nem sempre são positivos. Portanto, foi apontado como relevante para este contexto a formação continuada de professores, vinculando o ensino à pesquisa, assim como a necessidade de esmiuçar os pormenores envolvidos na falta de participação e interesse dos estudantes.
