BRASIL MÁGICO

a criação de um jogo de cartas sobre Geografia, inspirado no Yu-Gi-Oh!

Autores

  • Leandro Feliciano Palazzo

Palavras-chave:

Metodologias ativas;, jogo, geografia

Resumo

O presente trabalho analisa a potencialidade de um jogo de cartas, o "Brasil Mágico", como ferramenta para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental. O estudo parte da problemática do ensino tradicional, que muitas vezes se pauta na memorização e no distanciamento entre o conteúdo e a realidade dos estudantes. Diante desse cenário, o objetivo da pesquisa foi discutir como o uso de metodologias ativas, como a gamificação, pode atuar na superação dessas lacunas. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa aplicada, baseada em uma revisão bibliográfica sobre ludicidade, metodologias ativas e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados demonstram que o jogo, ao transformar conceitos geográficos em uma experiência interativa, promove o protagonismo do aluno e o desenvolvimento da visão sistêmica das paisagens. Conclui-se que o material didático se alinha às exigências da BNCC e reforça a tese de que a inovação pedagógica, com foco no engajamento e na autonomia do estudante, é um caminho promissor para a educação contemporânea.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT6 - Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia