ALÉM DA SALA DE AULA

cartografia e experiência no cotidiano escolar do PIBID

Autores

  • Matheus Campos Pessoli

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, PIBID, Cartografia escolar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por dois estudantes da licenciatura em Geografia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante o acompanhamento das aulas de Geografia do 7º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Professora Castinauta de Barros Mello e Albuquerque. A ação teve início a partir do relato espontâneo de um dos alunos, que afirmou ter encontrado um mapa no trajeto até a escola. O episódio motivou os pibidianos, com o incentivo do professor regente, a realizarem uma busca pelo objeto com base nas orientações fornecidas pelo próprio estudante. Após a coleta do mapa e seu deslocamento até o ambiente escolar, a atividade serviu de ponto de partida para o diálogo com os demais alunos sobre o objeto encontrado, seu contexto, o caminho percorrido e outras questões relacionadas à experiência espacial. A proposta evidenciou os saberes prévios dos estudantes e indicou a possibilidade de desenvolver noções cartográficas a partir da vivência cotidiana dos alunos, promovendo a construção coletiva do conhecimento geográfico em uma perspectiva participativa.

Downloads

Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT6 - Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia