Problematização dos recursos hídricos superficiais da bacia hidrográfica do Rio Aurá e subterrâneos da bacia hidrográfica do Rio Bacanga - Maranhão – Brasil

Autores

  • Jonas Jansen Mendes Universidade Estadual do Maranhão
  • Bruno Neves Martins Universidade Estadual do Maranhão
  • Regina Célia de Castro Pereira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1787

Palavras-chave:

Recursos hídricos. Bacia hidrográfica

Resumo

A crescente demanda por água tem ocasionado problemas aos recursos hídricos em todo estado do Maranhão. Em alguns casos, o uso indiscriminado desse recurso tem chegado até a seca total de rios e aquíferos subterrâneos. Lamentavelmente, grande parte da água extraída para as atividades humanas, de qualquer que seja a fonte, é utilizada de maneira muito ineficaz. O objetivo do trabalho é apontar medidas de gestão dos recursos hídricos, correlacionando as bases teóricas da geografia, metodologias de gestão e a problematização dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Aurá e Bacanga. O estudo utilizou-se de fontes secundárias, sendo validadas in loco, apoiando-se nos métodos hipotético-dedutivo, baseando na análise de dados adquiridos através de referências bibliográficas, cartográficas, fotográficas e de campo. Os resultados mostraram que ambas as bacias hidrográficas sofrem problemas de seca, decorrente, fundamentalmente, da associação entre a falta de planejamento do uso do solo, a partir do crescimento exagerado das demandas localizadas, além de uma inexistência de um sistema de gestão das águas.

Biografia do Autor

  • Jonas Jansen Mendes, Universidade Estadual do Maranhão
    Mestrando do Curso de Pós Graduação em Geografia PPGEO – Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Bruno Neves Martins, Universidade Estadual do Maranhão
    Mestrando do Curso de Pós Graduação em Geografia PPGEO – Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Regina Célia de Castro Pereira, Universidade Estadual do Maranhão
    Professora Doutora do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e Professora Titular do Mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/institucional/SobreaAna/planejamentoRH.aspx. Acesso em: 20 nov. 2016.

CHRISTOFOLETTI, Antônio. As Perspectivas dos Estudos Geográficos. Ed. DIFEL. São Paulo. 1982.

_________________________. Geomorfologia, 2 ed., São Paulo: Edgar Blucher, 1980, 188 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: http.www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 mar.2016.

MAGRINI, Alessandra; SANTOS, Marco Aurélio dos. Gestão ambiental de bacias hidrográficas. Rio de Janeiro: UFRJ; COPPE; Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais; 2001.

MARTINS, Bruno Neves; PINHEIRO, Karina Suzana Feitosa. Construção dos Mapas hidrodinâmicos e de Vulnerabilidade das Águas Subterrâneas do Parque Estadual do Bacanga. São Luís - MA. IC. UEMA. 2013.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Manual de Segurança e Inspeção de Barragens. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2002. 148p.

POLITICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9433.htm. Acesso em: 20 nov. 2016.

NUGEO/LABGEO. Atlas do Estado do Maranhão. UEMA. 2ed. São Luís/MA. 2002.

O ESTADO DO MARANHÃO. Disponível em: www.imirante.com. Acesso em: 22 nov. 2016

PEREIRA, E. D.; JUNIOR, F. A. C.; COSTA, H.de O.S.; CASTRO, M.D.F. Reservatório Batatã: Importância Hídrica e Conflitos de uso e ocupação no município de São Luís, Maranhão/Brasil: Revista Geográfica da américa Central, 2011.

PEREIRA, Edilea Dutra. Avaliação da vulnerabilidade natural à contaminação do solo e do aqüífero do Reservatório Batatã-São Luís (MA). Tese (Doutorado em Geociências)- Universidade Estadual Paulista – UNESP. Presidente Prudente. 2006.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão