Conservação de água e solo a montante da área de captação de água da SANEAGO em Iporá-GO

Autores

  • Flávio Alves de Sousa Universidade Estadual de Goias
  • Lilia Silva Universidade Estadual de Goias
  • Luthiane Silva Alves Universidade Estadual de Goias

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1789

Palavras-chave:

Planejamento. Conservação. Análise.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar as condições de conservação ambiental na alta bacia hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio, pois nesta faixa da bacia está a captação de água, que é tratada e distribuida para o consumo da população iporaense.O estudo avaliou e mapeou as condições de declividade do relevo para entender a dinâmica do fluxo superficial da água das chuvas; coletou e analisou amostras de solos das áreas de relevo plano (Latossolos); mapeou as classes de solos presentes na bacia e mapeou o uso e ocupação das terras; também foram  realizados testes de condutividade hidráulica dos Latossolos para entender como estes auxiliam na recarga do lençol freático. Apesar da conservação ambiental na bacia não ser a ideal não chega a ser um problema significativo para a conservação da água e dos solos. Com planejamento e manejos simples é possível conseguir uma boa qualidade ambiental na área estudada.

Biografia do Autor

  • Flávio Alves de Sousa, Universidade Estadual de Goias
    Professor do curso de geografia da Universidade Estadual de Goiás
  • Lilia Silva, Universidade Estadual de Goias
    Bolsista PIBIC/UEG
  • Luthiane Silva Alves, Universidade Estadual de Goias
    Bolsista PIVIC/UEG

Referências

BERTONI, J. & LOMBARDI Neto, F. – Conservação do Solo. Piracicaba/SP: Livroceres, 1985.

BIGARELLA, J. J. – A Serra do mar e a porção oriental do estado do Paraná. Um problema de segurança ambiental e nacional. Curitiba: Secretaria de Planejamento do Paraná/ associação de Defesa e educação Ambiental: 248 p. 1978.

CHORLEY, R. J. – A geomorfologia e a teoria dos sistemas gerais. In: Notícia geomorfológica. Campinas 11(21): 3-22, jun., 1971.

GUERRA, J. T. & CUNHA, S. B. da. – Degradação Ambiental. In: Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

GEE, G.W. & BAUDER, J.W. Particle-size analysis. In: Methods of soil analysis. Part 1, 2nd ed., Madison, American society of Agronomy, 1986. pp 383-411.

ROSS, J. L. S. – Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.

SILVA, J. A . da. e BARROS, M. V. F. – Uso do solo no manejo de bacias hidrográficas: o caso da bacia do ribeirão Cafezal – Londrina Paraná. In: Geografia, meio ambiente e desenvolvimento. Márcia Siqueira de Carvalho (org.). Londrina: UEL, 2003.

SOUSA, F. A. de. Uso e ocupação na bacia hidrográfica do ribeirão Santo Antônio em Iporá-GO, como subsídio ao planejamento (Dissertação de Mestrado). Goiânia: IESA/UFG, 2006.

SOUSA, R. V. Barbosa & CELEGOI, André. Avaliação da condutividade hidráulica do solo em área agrícola e florestada na cidade de Londrina (PR) com uso de permeâmetro de Guelph. Bol. Geografia. V. 29, n.2. Maringá, 2011. P. 123-133.

TRICART, J. – Ecodinâmica. IBGE/SUPREN. Rio de Janeiro, 1977,

VALENTE, O. P. – Manejo de bacias hidrográficas. In: SANEAMENTO Rio de Janeiro: 50(2): p. 104 – 109, abr./jun. 1976.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão