Implicação no “novo” Código Florestal em uma unidade familiar da comunidade extrativista Monte Sião - São Domingos do Capim(PA)

Autores

  • Marcelo Augusto Machado Vasconcelos Universidade Federal do Pará
  • Cassiano Moraes Guerreiro Universidade Federal do Pará
  • Paulo Celso Santiago Bittencourt Universidade Federal do Pará
  • Ravena Ferreira de Figueiredo Autonoma

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1862

Palavras-chave:

Conservação da natureza. Lei ambiental. Uso da terra. Produção

Resumo

Na comunidade extrativista Monte Sião o modo de vida de sua população estão intimamente ligados ao uso dos recursos naturais. De modo geral, as famílias combinam atividades extrativistas e de produção. Desperta-se a curiosidade de querer entender quais são as delimitações de uso dos recursos naturais em relação ao Novo Codigo Florestal( NCF). Assim, este trabalho tem por objetivo estudar o NCF e suas implicações em uma unidade familiar de várzea. Para alcance deste artigo utilizamos entrevistas abertas, semiestruturadas e não aleatórias às unidades familiares essas informações foram correlacionada com o NCF. Conclui-se que há um desacordo entre o NCF em relação à situação socioeconômica e ambiental, visto que repor área de RL e manter APP implica em perdas produtivas e que as restrições legais não têm sido suficientes para garantir a manutenção das florestas, uma vez que a maioria das unidades familiares já ultrapassou em 20% o limite de desmatamento autorizado. 

Biografia do Autor

  • Marcelo Augusto Machado Vasconcelos, Universidade Federal do Pará
    Docente da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento
  • Cassiano Moraes Guerreiro, Universidade Federal do Pará
    Docente da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento
  • Paulo Celso Santiago Bittencourt, Universidade Federal do Pará
    Docente da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento
  • Ravena Ferreira de Figueiredo, Autonoma
    Engenheira Agronoma

Referências

MUNIZ, C. Reflexões sobre a criação e implementação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Revista Avaliação de Políticas Públicas, v. 1, n. 1, p. 91-99, jun . 2008.

OLIVEIRA, M.; BONIN, R. Entenda como pode ser a tramitação do Código Florestal no Senado. Portal G1. Brasília. 25 Mai. 2011. Política. Disponível em: <http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/conheca-possibilidades-para-o-projeto-do-codigo-flrestal-no-senado.html>. Acessado em: 29 jan. 2015.

PRATES, I. Reflexo do Novo Código Florestal sobre a Agricultura Familiar: Um estudo sobre uma propriedade no município de Correntina/BA. Portal Mundo GEO. 10 Set. 2014. Disponível em: <http://mundogeo.com/blog/2014/09/10/reflexo-do-codigo-florestal-sobre-a-agricultura-familiar-um-estudo-sobre-uma-propriedade-no-municipio-de-correntina-ba>. Acessado em: 05 abr. 2015.

VIANA, E. M. Reserva Legal e Área de Preservação Permanente na zona rural: um estudo da negociação entre atores em municípios do Vale do Taquari – RS. 2011. 167 f. Tese (Mestrado em Ambiente em Desenvolvimento) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2011.

VASCONCELOS, M. A. M.; Uso da terra e manejo dos recursos naturais: Uma analise a partir do programa de política publica piloto PROAMBIENTE na região Nordeste do Estado do Pará- Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) – Universidade Federal Rural da Amazônia/Embrapa Amazônia Oriental, Belém, 2014.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental