Impactos ambientais em áreas urbanas da cidade de Ilhéus: uma relação entre dados pluviométricos, movimentos de massa e submoradias

Autores

  • Lucas Rosário Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ednice de Oliveira Fontes Baitz Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1880

Palavras-chave:

Precipitação. Deslizamento. Moradias. Alagamentos

Resumo

A ocupação dessas encostas em Ilhéus ocasiona um grande problema no contexto sócioeconômico, pois o uso e ocupação destes territórios sucedem-se de forma irregular, fora dos padrões de segurança que garantam a apropriação pelo homem, sem que haja riscos físicos e sociais, podendo levar até a perda de vidas humanas.  Assim, há diversas áreas de risco em ilhéus, mas a área de estudo deste trabalho busca analisar apenas três bairros Amparo, Conquista e Teotônio Vilela.  A metodologia da pesquisa foi dividida em três (3) fazes a primeira fase foi realizado levantamento e analise documental em gabinete, na segunda fase realizamos o trabalho de campo com visitas aos bairros nos quais foram preenchidas as fichas de observação para caracterizar as área e correlacionar com o índice de precipitação, visando a identificação do grau de riscos de ocupação dos bairros citados. Desta forma, concluímos que os movimentos de massa e as enchentes são deflagrados a partir 45 mm de chuva, por isso é de extrema importância o mapeamento das áreas de risco.   

Biografia do Autor

  • Lucas Rosário Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
  • Ednice de Oliveira Fontes Baitz, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais

Referências

ANDRADE, M. P. Ilhéus: passado e presente. 2. ed. Ilhéus, Bahia. Editus: 2003.

ARAUJO, I. C. B. Zoneamento Ambiental do município de Ilhéus – BA: uma análise sistêmica. 2012. n. 167, 99 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Secretaria Geral. Projeto RADAMBRASIL Folha SD. 24 Salvador: geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação e uso potencial da terra. Rio de Janeiro: MME/SG/ Projeto RADAM BRASIL, 1981. (Levantamento de Recursos Naturais, 24).

CASSETI, V. Geomorfologia. 2005. Disponível em: http://www.funape.org.br/geomorfologia/ Acesso em: 03 fev. 2017.

RANCO, G. . Risco a escorregamento de encostas do sítio urbano de Ilhéus (BA) como contribuição ao planejamento urbano. 2008. UESC, Ilhéus, BA: 1 CD-ROM Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 394p.

IBGE. Manual técnico de Geomorfologia. Manuais Técnicos em Geociências. Rio de Janeiro: IBGE, 1995. nº. 5

NUNES, L. H. Urbanização e desastres naturais / Lucí Hidalgo Nunes. -- São Paulo : Oficina de Textos, 2015.

PISSANI M. A. J. Áreas de risco (associado a escorregamento) para a ocupação urbana: detecção e monitoramento com o auxilio de dados de sensoriamento remoto / M.A.J. Pissani, W Zmitrovicz – São Paulo : EPUSP 1998.

ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1996.

SOARES, PÓVOAS, H. S.; FONTES, E. O.; MOREAU, A. M. S. Mapeamento geomorfológico da área urbana de Ilhéus, Bahia. Imprensa da Universidade de Coimbra; RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. Disponível em: URI:http://hdl.handle.net/10316.2/34837 acesso em: 10-Mar-2017 17:37:54.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física e Desastres Naturais