A gestão do serviço público e abastecimento de água potável na região metropolitana de Belém: o caso do município de Ananindeua - Pará - Brasil

Autores

  • Andreza Barbosa Trindade Universidade Federal do Pará
  • Michel Pacheco Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Carlos Alexandre Leão Bordalo Universidade Federal do Pará
  • Natália Rodrigues das Graças Monteiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1940

Palavras-chave:

Abastecimento público de água. Gestão dos recursos hídricos. Região metropolitana de belém. Ananindeua. Geografia das águas

Resumo

O artigo apresenta o sistema/rede de abastecimento de água, fornecidas pela Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA na Região Metropolitana de Belém, no município de Ananindeua-PA. Observando suas diferentes escalas gerenciais e áreas de abastecimento, identificando os melhores e os piores níveis de acesso e atendimentos à população desses serviços, utilizando alguns indicadores de abastecimento disponibilizados pelas bases de dados públicas e observações em campo. Os resultados contribuem para verificar as problemáticas que inferem na qualidade do sistema de abastecimento e atingem consequentemente a vida da população. Avaliamos pesquisas cartográficas, bibliográficas e documentais, incluindo informações dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, que servem de aporte técnico e teórico para esta investigação.

Biografia do Autor

  • Andreza Barbosa Trindade, Universidade Federal do Pará
    Discente e Bolsista da Faculdade Geografia e Cartografia, Universidade Federal do Pará
  • Michel Pacheco Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    Professor Ms do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Carlos Alexandre Leão Bordalo, Universidade Federal do Pará
    Professor Dr da Faculdade Geografia e Cartografia/Universidade Federal do Pará.
  • Natália Rodrigues das Graças Monteiro, Universidade Federal do Pará
    Discente e Bolsista da Faculdade Geografia e Cartografia, Universidade Federal do Pará

Referências

ANA - Agencia Nacional de Água - Atlas Brasil de Abastecimento Urbano de Água http://atlas.ana.gov.br acesso em: 20/09/2014.

BECKER, Bertha. Inserção da Amazônia na geopolítica da água. In: ARAGÓN, Luis & CLUSENERGODT, Miguel (org). Problemática do uso local e global da água da Amazônia. UNESCO/NAEA/UFPA. Belém, 2003.

BORDALO, C. A. L. O Desafio das Águas numa Metrópole Amazônida: Uma reflexão das políticas de proteção dos mananciais da região metropolitana de Belém-PA (1984 – 2004), Belém, 2006.

__________ Distribuição Geográfica dos Serviços de Abastecimento de Água na Região Metropolitana de Belém – PA, Belém, 2014.

BORDALO, Carlos Alexandre Leão, Costa, Francisco Emerson Vale, GUEDES, Michel Pacheco., TRINDADE, Andreza Barbosa, SOUSA, Elivelton Santos., In: Christian Nunes da Silva, João Marcio Palheta da Silva; Gilberto Miranda da Rocha; Carlos Alexandre Leão Bordalo. (Org.). “O PARADOXO DA ÁGUA NA METRÓPOLE DAS ÁGUAS: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM”. In__Produção do Espaço e Territorialidade na Amazônia Paraense: Elementos para a análise geográfica. 1ed. Belém: GAPTA/UFPA, 2016, v. 1, p. 261-276.

COSANPA – Companhia de Saneamento do Estado do Pará - Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Belém - Relatório Técnico I Análise dos sistemas existentes de esgoto, água e drenagem urbana da RMB – José Almir Rodrigues Pereira, (coord.) - Universidade Federal do Pará. Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento, Companhia de Saneamento do Pará, Belém, 2007.

FENZL, Norbert et. al. A sustentabilidade do sistema de abastecimento de água de Belém – Belém: NUMA/UFPA, 2010.

GUEDES, M.P. A Gestão dos Recursos Hídricos e a Distribuição Geográfica dos Serviços de Abastecimento de Água na cidade de Belém – PA (2008-2015). Dissertação de mestrado. UFPA/PPGEO, 2016.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

__________. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. PROJETO: GOVERNANÇA METROPOLITANA NO BRASIL. Relatório 1.2. Caracterização e Quadros de Análise Comparativa da Governança Metropolitana no Brasil: Análise Comparativa das Funções Públicas de Interesse Comum. Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP), 2013.

LANNA, Antônio Eduardo. “Gestão dos recursos hídricos”. (Org.) TUCCI, Carlos E. M. Hidrologia: Ciência e aplicação. Porto Alegre. 4ª. ed. Universidade ABRH, 2007, p.727-764.

Ministério das Cidades - Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS. in_____ Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos – 2014. Brasília, Fevereiro, 2016.

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE - Diretoria de Pesquisas - Coordenação de População e Indicadores Sociais. In____ Pesquisa nacional de saneamento básico 2008. Rio de Janeiro 2002.

PARÁ. Diretrizes de ordenamento territorial para a Região Metropolitana de Belém Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas – SEDOP, 2006 - 270 p.

PEREIRA, José Almir Rodrigues (organizador). Plano diretor do sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém. Síntese do plano diretor. 100 f. Belém: COSANPA; GPHS-UFPA, Set. 2006.

__________ Plano Municipal de Saneamento básico de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário De Belém – Pará volume I concepção técnica e proposições. - Secretaria Municipal de Saneamento – SESAN - Belém, 2014.

SETTI. Arnaldo Augusto. et al. Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. 328 p. Brasília: Agência Nacional de água, Agência Nacional de Energia Elétrica, 2001.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão