A cartografia analógica e digital no ensino de geografia: mapeamento do uso e ocupação do solo com alunos do ensino fundamental

Autores

  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto Cassol Universidade Federal de Santa Maria
  • Iago Turba Costa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1949

Palavras-chave:

Mapemamento. QGIS. Cartografia escolar. Sensoriamento Remoto

Resumo

A Cartografia é de fundamental relevância pois permite aos estudantes a interpretação de mapas como linguagem de comunicação, podendo ser usado no cotidiano. Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência do uso de geotecnologias, ligadas ao Sensoriamento Remoto, como recurso didático no ensino fundamental. Realizou-se a sequência didática na E.M.E.F. J/AO CAIC “Luizinho de Grandi” com o sexto ano verde, em 2016. Primeiramente, aplicou-se um questionário para verificar a compreensão prévia por parte dos alunos. Após, teve uma exposição teórica sobre conceitos cartográficos a fim de ampliar o conhecimento dos estudantes. Posteriormente, ocorreu a elaboração dos mapas de uso e ocupação do solo (manual/digital) e, novamente a aplicação de um questionário para verificar o entendimento das temáticas desenvolvidas. Conclui-se que a sequência didática realizada serviu para os discentes entenderem como ocorre o processo de mapeamento, além da interpretação da legenda, obtendo assim, leituras de síntese do espaço em que residem.   

Biografia do Autor

  • Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestrando em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria.

  • Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria.

  • Roberto Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

    Prof. Dr. do Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria.

  • Iago Turba Costa, Universidade Federal de Santa Maria

    Acadêmico do Curso de Geografia, Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BATISTA, N. L. A Cartografia Escolar no processo de ensino-aprendizagem: o Hipermapa e sua utilização na Educação Ambiental, em Quevedos/RS. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, São José dos Campos: MEC/Univap. 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998c.

FLOREZANO, T. G. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

MARTINELLI, M. Mapas, gráficos e redes. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

MARTINS, R. E. M. A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI. In: TONINI, I. M. et al (Org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 61-75.

OLIVEIRA, K. A. S. Do ponto ao pixel: novas mídias, novas linguagens. (Dissertação de Mestrado). Mestrado - Área de Concentração: Design e Arquitetura. São Paulo: FAUUS, 2006.

RIZZATTI, M. Cartografia Escolar, geotecnologias e a Teoria das Inteligências Múltiplas: a construção de conhecimentos geográficos no ensino fundamental (Trabalho de Graduação). Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, Curso de Geografia – Licenciatura Plena, RS, 2016.

SANTOS, V. M. N. dos. Escola, cidadania e novas tecnologias: o sensoriamento remoto no ensino. São Paulo: Paulinas, 2002.

SAUSEN, T. M.; CARVALHO, V. C.; SERAFINI, M. C.; FACCIO, J. M. H.; PIRES, I. O.; COSTA, S. M. F. Documento de Camboriú. In: I Jornada de educação em sensoriamento remoto no âmbito do Mercosul. Camboriú, SC, 20-23 de maio de 1997.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino