O ensino do conteúdo de solos e a elaboração de materiais didáticos no 6º ano do ensino fundamental em Várzea Grande/MT

Autores

  • Ana Cristina Xavier de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso
  • Camila Riboli Rampazzo Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1969

Palavras-chave:

Ensino fundamental. Ensino de solos. Material didático. Parâmetro Curricular Nacional (PCN)

Resumo

Partindo do contexto de que o estudo sobre o solo constitui se de suma importância, pois este faz parte do meio ambiente em que vive a sociedade e é um elemento de grande utilidade para a sobrevivência da vida na terra e, além disso, é um dos elementos integrantes elementos da natureza. A presente pesquisa discute as formas e possibilidades de utilização de materiais didáticos, para além do livro didático, no ensino do conteúdo de solos. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar o ensino de solos no contexto escolar e a elaboração de materiais didáticos para o estudo dos solos na disciplina de geografia para o 6º ano do ensino Fundamental de uma escola pública no município de Várzea Grande/MT. O desenvolvimento da pesquisa e a elaboração dos materiais didáticos se deram em dois momentos de aprendizagem e, ao final das propostas notou-se um aprofundamento dos conhecimentos e participação dos mesmos.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Xavier de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso
    Departamento de Geografia, Instituto de Geografia, História e Documentação
  • Camila Riboli Rampazzo, Universidade Federal de Mato Grosso
    Departamento de Geografia, Instituto de Geografia, História e Documentação

Referências

BELÉM, Roberta Prates, 2010. Analise das abordagens e discussões do conteúdo de pedologia nos livros didáticos de geografia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Rio de janeiro. Rio de Janeiro, 2010. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1988. p. 69-74. Disponível em: h. Acesso em: 05 ago. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CURVELLO, M. A.; SANTOS, G. A. Adequação de conceitos básicos em ciência do solo para aplicação na escola de 1o grau. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 24., 2003. Goiânia, 1993. Resumos. Goiânia: SBCS, 1993, v. 3, p. 191-192.

FALCONI, S. A produção de material didático para o ensino de solos. 2004. 115 f. 2004. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

FALCONI, Ana C. R.; SACRAMENTO, Simone. Educação geográfica e ensino de solos: uma experiência em sala de aula. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre. Aplicação na escola de 1° grau. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. 2011, p.1-15.

SANTOS, Jaime Augusto Alves dos. Saberes em solo em livros didáticos da educação básica. 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa.

ª edição, Brasilia,DF ,2006.p.150. EMBRAPA. Recursos Genéticos e Biotecnologia, Solos substrato da Vida. Disponível em http://www.labogef.iesa.ufg.br/labogef/arquivos/downloads/solo_substrato_da_vida_184,92.pdf. Acesso em: 04/01/2017.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino