Astronomia em sala de aula: atividades práticas no ensino fundamental

Autores

  • Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Rayssa Vieira Antunes Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1972

Palavras-chave:

Astronomia. Sistema solar. Representações. Ensino

Resumo

O estudo dos astros sempre provocou fascínio no homem ao longo da história. A Astronomia é uma das ciências mais antigas e tem como objetivo o estudo dos movimentos, constituição e formação dos corpos celestes e é indicada para ser abordada no ensino fundamental de forma interdisciplinar. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da aplicação de um projeto de extensão, a alunos do ensino fundamental, que foi desenvolvido inicialmente com professores do Programa Nacional de Educação Básica (PARFOR). O trabalho resultou, além da discussão teórica sobre o Universo, na construção de cinco atividades práticas em que foram abordados temas como orientação geográfica; tamanho e distância dos planetas e do Sol; estações do ano; movimentos de rotação e translação da Terra e fuso horário. A culminância do projeto foi a apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos na Feira de Ciências anual da escola. 

Biografia do Autor

Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Rayssa Vieira Antunes, Universidade Regional do Cariri

Universidade Regional do Cariri.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANALLE, J. B. G. Oficina de Astronomia. Rio de Janeiro: UERJ, s/d. Disponível em: < http://www.telescopiosnaescola.pro.br/oficina.pdf >. Acesso em Janeiro de 2017.

FERREIRA, D; MEGLHIORATTI, F. A. Desafios e possibilidades no ensino de Astronomia. Cadernos PDE. Paraná, v, I, 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2356-8.pdf > . Acesso em: janeiro de 2017.

GAMA, L. D; HENRIQUE, A. B. Astronomia em sala de aula: porquê? Revista Latino-Americana de educação em Astronomia. n. 9, 2010. p. 7-15.

LANGHI, R; NARDI, R. O ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v, 24; n, 1, 2007.

NOGUEIRA, S. Astronomia: ensino fundamental e médio. v.11. Brasília: MEC, SEB; MCT, AEB, 2009.

SOLER, D. R; LEITE. C. Importância e justificativas para o ensino de Astronomia: um olhar para as pesquisas da área. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, II, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: 2012, p. 370 – 379.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino