O ensino de climatologia no ensino fundamental: a mediação de atividades de confecção de desenhos de paisagens climáticas

Autores

  • Hemerson Souza Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Cláudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2000

Palavras-chave:

Climatologia. Ensino de geografia. Paisagem climática. Desenhos. Magé

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a mediação do ensino de clima a partir da utilização do conceito de paisagem por meio da construção de desenhos feito pelos próprios alunos desenvolvidas por estudantes de turmas de 6º ano, num colégio da rede privada no município de Magé-RJ. Como metodologia trabalhou-se com a pesquisa qualitativa, pois os estudantes se tornam sujeitos da aprendizagem, ou seja, participativos e autores no processo de construção do conhecimento sobre o clima e os fenômenos climáticos. A mediação foi feita com base na concepção teórica do estudo de paisagem, ensino de geografia e o ensino de climatologia. O resultado foi a leitura sobre o clima na percepção cotidiana nos trabalhos apresentados em sala, com o intuito de levar os alunos a saberem agir mediante a fenômenos climáticos, identificando-os em seu dia a dia e sabendo posicionar-se de forma consciente, reflexiva e crítica perante a relação entre natureza e homem.

Biografia do Autor

  • Hemerson Souza Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Departamento de Geografia/Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Ana Cláudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Departamento de Geografia/Faculdade, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AFONSO, A. E.; ARMOND, N. B. Reflexões sobre o ensino de geografia física no ensino fundamental e médio. In: X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre. Anais do X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: UFRGS, 2009, s/p.

BARBOSA, M. E.; OLIVEIRA, A. O. S. A. Climatologia e internet: análise e proposta metodológica para o ensino de geografia no ensino médio. Revista geonorte, v. 1, p. 108-120, 2012.

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra, n. 13, p. 1-27, 1971.

BOGDAN, R. C; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CASTELLAR, S. (ORG). A Psicologia Genêtica e a Aprendizagem no Ensino de Geografia. In: Educação geográfica: Teorias e práticas docentes. 3ª.ed. São Paulo: Contexto, 2014, p. 38-50 (Novas abordagens).

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. – (Coleção ideias em ação).

CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. São Paulo: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, L. de S. A educação Geográfica e a formação de conceitos: a importância do lugar no ensino de Geografia. In: PEREIRA, M. G. 1º ed. La Espesura del lugar: e reflexiones sobre el espacio el mundo educativo., 2009. p. 137 – 151.

FORTUNA, D. da S. As Abordagens da Climatologia nas Aulas de Geografia do Ensino Fundamental (segundo segmento): primeiras impressões. In: IV Seminário de Pesquisadores do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). Universidade Federal Fluminense (UFF). 2011, Anais.. Campos dos Goytacazes (RJ). IV Seminário de Pesquisa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), 2011, p. 1-10.

PEREIRA, C. M. R. B; DIAS, D. L. A representação da paisagem através do desenho. In: SACRAMENTO, A. C. R.; ANTUNES, C. da F.; SANTANA FILHO, M. M. de. (Org.). Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. 1ed. Rio de Janeiro: CONSEQUÊNCIA/FAPERJ, 2015, v. 1, p. 36-53.

SANTOS, M. A. dos. Como você conceitua as noções de urbanização e metropolização (entrevista). Revista Caramelo, São Paulo, n.7, p. 60-71, 1994.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino