O ensino de solos no curso de licenciatura em geografia: análise curricular do extremo sul do Rio Grande do Sul

Autores

  • Gabriela Klering Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki Universidade Federal de Pelotas
  • Liz Cristiane Dias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2008

Palavras-chave:

Educação em solos. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de Geografia Física. Formação de Professores

Resumo

Este trabalho discute as diferentes abordagens da Ciência do Solo e verifica se o conhecimento adquirido pelos formandos em Licenciatura em Geografia da UFPel atende ao previsto nos PCN’s e nos livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais, especificamente a Coleção Projeto Araribá, disponíveis nas escolas de Pelotas/RS. Com base no previsto nesses documentos foram elencadas temáticas relacionados à Ciência do Solo abordadas no Ensino Fundamental. Elaborou-se um questionário acerca dos solos, aplicado aos alunos. A partir dos questionários, os dados foram tabulados e analisados de forma descritiva. Este estudo pode constatar que tanto os PCN’s – Geografia e os livros didáticos para o Ensino Fundamental abordam de forma limitada o conhecimento sobre solos, assim como os dados obtidos do conhecimento dos graduandos pesquisados, possuindo lacunas, sendo restrito para o trabalho com ensino de solos, havendo uma demanda dos próprios alunos para a inclusão no curso de disciplinas sobre solos. 

Biografia do Autor

  • Gabriela Klering Dias, Universidade Federal de Pelotas
    Instituto de Ciências Humanas
  • Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki, Universidade Federal de Pelotas
    Departamento de Engenharia Hídrica
  • Liz Cristiane Dias, Universidade Federal de Pelotas
    Instituto de Ciências Humanas

Referências

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições de ensino superior e cursos cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 4 mar. 2017.

MUGGLER, C.C.; ALMEIDA, S.; MOL, M.J.L.; FRANCO, P.R.C.; MONTEIRO, D.E.J. Solos e educação ambiental: experiência com alunos do ensino fundamental na zona rural de Viçosa, MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2, Belo Horizonte, 2004, Anais 2004. Belo Horizonte, 2004. (CD-ROM)

PERUSI, M.C.; SENA, C.C.R.G. Educação em solos, educação ambiental inclusiva e formação continuada de professores: múltiplos aspectos do saber geográfico. Entre-Lugar, n. 6, p. 153-164, 2012.

PRATES, R. Análise das abordagens e discussões do conteúdo de pedologia nos livros didáticos de Geografia. 2010. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ver. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, A.C.; RIBEIRO, A.L.S. A disciplina pedologia ministrada nos cursos de geografia em diversas cidades maranhenses por meio do PROCAD. Geografia, v. 13, n. 1, p. 143-150, 2004. 304p.

SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches. Ensino de solos nos diferentes níveis de educação em Geografia: O conhecimento de solos dos estudantes de graduação em Geografia da UFPel. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

VAZ, A.J.; ANJOS, R.M. Como trabalhar a educação ambiental através do estudo do solo em aulas de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10, Porto Alegre, 2009, Anais 2009, Porto Alegre, 2009. 14p.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino