Mapa geomorfológico tátil do estado do Rio de Janeiro: um recurso didático para discentes com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2009

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Educação especial. Deficiente visual. Geomorfologia. Mata tátil

Resumo

A Constituição Federal Brasileira de 1988 diz que todo brasileiro tem direito a estudar, além de ter igualdade de acesso escola (BRASIL, 1988). O direito universal ao acesso a educação ainda não é a realidade do país, tão pouco da qualidade da formação dos docentes para lidar com alunos especiais. Esse trabalho tem o objetivo auxiliar professores na elaboração e aplicação de materiais didáticos de baixo custo para deficientes visuais.  Existem várias técnicas e metodologias de construção de materiais didáticos para o deficiente visual sentir, visualizar, estudar e entender o relevo.  Aqui será exposto a construção e aplicação de um Mapa Tátil inspirado no Mapa Geomorfológico do Estado do Rio de Janeiro, na Escala 1: 500.000, elaborado pelo IBGE.

Biografia do Autor

Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências

Raul Reis Amorim, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Unicamp 

Referências

ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. O espaço Geográfico: ensino e representação. 15. ed.,2ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008.

ASCENSÃO, V. de O, VALADÃO R. C.. "Abordagem do conteúdo “relevo” na Educação Básica." CAVALCANTI, LS Temas da Geografia na escola básica. Campinas, SP: Papirus (2013).

BITTENCOURT, A. A LINGUAGEM CARTOGRÁFIA E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PELO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE MATETRIAIS DIDÁTICOS TÁTEIS: Experiências com professores em formação continuada. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Geografia FFLCH – Universidade de São Paulo. São Paulo : 2011

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC/ SEF / SEESP, 1998. Disponível em: < http://www.conteudoescola.com.br/pcn-esp.pdf>. Acesso em: 27/ setembro/2014.

CHRISTOFOLETTI, Antonio.Geomorfologia. No. 551.4 CHRI. 1980.

FLORENZANO, T. G. (Org) GEOMORFOLOGIA: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo : Oficina de Textos, 2008.

PASSINI, E. Y. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRAFICA e a APRENDIZAGEM de GEOGRAFIA. São Paulo : Cortez, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino