Parque Estadual Ilha do Cardoso: considerações sobre ordenamento territorial e estratégias de manejo

Autores

  • Jéssica de Lima Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Célia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2018

Palavras-chave:

Unidades de Conservação. Parque Estadual Ilha do Cardoso. Perspectivas Territoriais e Paisagísti-cas. Conflitos e Territorialidades. Análise Funcional da Paisagem

Resumo

O artigo apresenta considerações referentes ao processo de organização territorial do Parque Estadual Ilha do Cardoso nos seus diferentes Núcleos presentes no Zoneamento. O artigo traz apontamentos que dizem respeito às relações que se estabelecem entre as populações tradicionais residentes, Órgão Gestor e as perspec­tivas territoriais desses atores que coexistem na Ilha do Cardoso e influenciam as dinâmicas socioambientais desta Unidade de Conservação. Os principais resultados apresentados são referentes à organização territorial dos Núcleos, sistematizada pelos moradores e quais perspectivas os mesmos apreendem dos desdobramentos da institucionalização do Parque e tais reflexos atualmente. Significativas mudanças ocorreram no Parque nos últimos anos, dentre as quais se destacam as frequentes necessidades que surgiram no esforço de conciliar as estratégias de Manejo e Gestão Participativa com as demandas das popu­lações tradicionais e suas atividades.  Assim, repensar estratégias de manejo, fazem-se necessárias para que os objetivos e funcionalidades desta Unidade de Conservação, se concretizem.

Biografia do Autor

  • Jéssica de Lima Silva, Universidade Estadual de Campinas
    Instituto de Geociências
  • Regina Célia de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas
    Instituto de Geociências

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Áreas Protegidas. Brasília: MMA/Sec. de Biodiversidade e Florestas/Diretoria de Áreas Protegidas, 2006.

BRASIL. Decreto n. 5758 de 13 de abril de 2006, que institui o Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas, seus princípios, diretrizes, objetivos e estratégias e dá outras providencias.

BRASIL. Decreto n. 6040 de 7 de fevereiro de 2007 que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

CASTRO, C. E. A Política Nacional de Proteção da Natureza e seus Desdobramentos no Território do Parque Nacio¬nal dos Lençóis Maranhenses. Tese (Doutorado), UNESP, Presidente Prudente, 2012.

CNRBMA. Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Sistema Nacional de Unidades de conservação: texto da Lei 9.985 de 18 de julho de 2000 e vetos da presidência da República ao PL aprovado pelo Congresso Nacional. 2ed. revista e ampliada. São Paulo: CNRBMA, 2002.

DIEGUES, A. C. Saberes tradicionais e etnoconservação. In: DIEGUES, A. C.; VIANA, V. M. Comunidades tradicionais e manejo dos recursos naturais da Mata Atlântica. São Paulo: NUPAUB/LASTROP, 2004. p.9-22.

DIEGUES, A. C. A ecologia política das grandes ONGs transnacionais conservacionistas. São Paulo: NUPAUB-USP, 2008.

DIEGUES, A. C.; ARRUDA, R. S. V. (Org.). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente; São Paulo: USP, 2001. 176 p.

FERREIRA, L. C. Conflitos sociais em Áreas Protegidas no Brasil: moradores, instituições e ONGs no Vale do Ribeira e Litoral Sul, SP. Idéias, v.8, n.2, 2001.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL – ISA. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2005.

IRVING, M. A. Refletindo sobre a Relação entre Proteção da Natureza e Ecoturismo em áreas protegidas: tendências no contexto brasileiro. In: IRVING & AZEVEDO (Orgs.) Turismo: o desafio da Sustentabilidade. São Paulo: Editora Futura, 2002.

IUCN. Guidelines for Protected Areas Management Categories. Cambridge, United Kingdon and Gland, Switzerland: IUCN, 1994. 29p.

MEDEIROS, R. Evolução das tipologias e categorias de áreas protegidas no Brasil. Ambiente & Sociedade, v..9, n.1, p. 41-64, 2006.

PADUA, M. T. J. Unidades de Conservação: muito mais do que atos de criação e planos de manejo. In: Milano, M.S. (org.) Unidades de Conservação: Atualidades e Tendências. Curitiba: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2003.

RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. D.; CAVALCANTI, A. P. B. Geoecologia da paisagem: uma visão geossistêmica da análise ambiental. Fortaleza: EDUFC, 2010.

SANTILLI, J. Povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais: a construção de novas categorias jurídicas. In:

VALLEJO, L. R. Unidades de conservação: uma discussão teórica à luz dos conceitos de território e de políticas públicas. 2010.

Disponível em: < www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/.../88 >. Acesso em 12 outubro 2011.

VIANNA, L. P. De invisíveis a protagonistas – populações tradicionais e unidades de conservação. São Paulo: Anna Blume Editora, 2008.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Biogeografia, Manejo de Áreas Naturais e Protegidas: Conservação da Biodiversidade