Percepção das problemáticas socioambientais do rio da Chata no município de Jupi (PE)

Autores

  • Macelle Soares Almeida Silva Universidade de Pernambuco
  • Jeovanes Lisboa da Silva Filho Universidade de Pernambuco
  • Suzana de Araújo Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2119

Palavras-chave:

Recursos hídricos. Saneamento básico. Percepção ambiental

Resumo

Apresenta-se o referido trabalho, o qual tem como objetivo identificar as problematicas socioambientais do rio da Chata em Jupi (PE) por meio da percepção. Enquanto metodologia de trabalho, priorizou-se inicialmente a revisão bibliografica, associada com visitas in lo e registos fotograficos, bem como a percepção e a subjetividade dos pesquisadores envolvidos. Quanto aos resultados, observou-se a intensa poluição do rio da Chata, sobretudo pelo fato dos diversos efluentes domesticos por a cidade não dispor de um sistema de saneamento básico eficiente, o que afeta a qualidade de vida da população que reside ao entrono. Para tanto, o trabalho contribuiu para despertar reflexão frente as problematicas sociombietais e suas implicações a população que interage com esse recuros hidrico.  

Biografia do Autor

  • Macelle Soares Almeida Silva, Universidade de Pernambuco

    Graduada em Geografia pela (UPE), Campus Garanhuns.

  • Jeovanes Lisboa da Silva Filho, Universidade de Pernambuco

    Graduado em Geografia pela (UPE), Campus Garanhuns.

  • Suzana de Araújo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPE).

Referências

AMADOR, Maria Betânia Moreira (Org.) Sistemismo e sustentabilidade: questão interdisciplinar. São Paulo: Scortecci, 2011.

BRASIL. Lei N. 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm>. Acesso em: 15 fev. 2017.

BRASIL. Lei nº 9433, de 8 de janeiro de 1997: Política Nacional dos Recursos Hídricos. 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9433.htm>. Acesso em: 22 fev. 2017.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998.

LEAL, A. C. Gestão das águas no Pontal do Paranapanema-SP. 2000. 300 f. Tese (Doutorado em Geociências). Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

______. Gestão das águas e planejamento ambiental na UGRH Paranapanema – Brasil: Estudos e Desafios. In: Geonorte, Edição Especial, V.4, N.4,2012, p.220 – 238.

RIZK, Cristina Renata; ARAÚJO, Ribeiro d. SILVA, Marcia Aparecida. Esgotamento sanitário: um desafio para o enquadramento de corpos d’água. In: Abordagens em Recursos Hídricos. ARAÚJO Renata Ribeiro de. DI, Cláudio Antonio. DIAS, Leonice Seolin (Orgs.). Tupã: ANAP, 2016. p. 46-62.

SILVA, Suzana de Araújo. Saneamento básico e saúde pública em bacias hidrográficas urbanas: um estudo de caso do Riacho Reginaldo em Maceió (AL). 2014. 110 p. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento). Universidade Federal de Alagoas. Centro de Tecnologia.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos: Análise, Planejamento e Gestão