A introdução da Tilápia do Nilo no município de Macapá-AP e suas implicações para os ecossistemas regionais

Autores

  • Francisco Jardel Lima Moyses Universidade Federal do Amapá
  • Caio Cesar Pantoja Brito Universidade Federal do Amapá
  • Renata Santos Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2157

Palavras-chave:

Áreas de ressaca. Espécie invasora. Biodiversidade

Resumo

O trabalho versa analisar a ocorrência da tilápia do Nilo nas áreas de ressaca da cidade de Macapá e as implicações deste animal exótico sobre as espécies nativas no meio em questão. A presença desta espécie nos ecossistemas (ressaca) proporciona perigo a fauna local, sendo um agente hospedeiro de parasitas e competem por alimento e território, apresenta rápida procriação e rusticidade na adaptação a novos ambientes. Assim a presença da tilápia nas áreas de ressacas representa uma grande ameaça para a biodiversidade nativa regional já que a sua presença nas ressacas pode estar ligada a diminuição de peixes nativos. Dados indicam a presença dessa espécie em várias áreas de ressaca do município, associada a soltura indevida e/ou fuga de piscicultura localizam as margens de igarapés.

Biografia do Autor

  • Francisco Jardel Lima Moyses, Universidade Federal do Amapá
    Universidade Federal do Amapá
  • Caio Cesar Pantoja Brito, Universidade Federal do Amapá
    Universidade Federal do Amapá
  • Renata Santos, Universidade Federal do Amapá
    Universidade Federal do Amapá

Referências

GAMA, C. S. A criação de tilápia no estado do Amapá como fonte de risco ambiental. Acta Amazônico, vol. 38(3), 525 – 530, 2008.

KUBITZA, F.Tilápia:tecnologia e planejamento na produção comercial. Jundiaí: 2000.

NERI, S. H. A. 2004. A utilização das ferramentas de geoprocessamento para identificação de comunidades expostas a hepatite A nas áreas de ressacas 15 municípios de Macapá e Santana/AP. 2004. 173f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil/Recursos Hídricos) – Coordenação dos Programas de PósGraduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RASGUIDO, J. E. A. & LOPES, J. D. S. “criação de peixes”, Viçosa-MG, CPT, 2004.

TAKIYAMA L.R., Silva A.Q., Costa W.J.P. & Nascimento H.S. (2004). Qualidade das Águas das ressacas das bacias do Igarapé da Fortaleza e do Rio Curiaú. In: Takiyama L.R. & Silva A.Q. da (orgs.). Diagnóstico das ressacas do Estado do Amapá: Bacias do Igarapé da Fortaleza e Rio Curiaú, Macapá-AP. Macapá: CPAQ/IEPA e DGEO/SEMA.

TAVARES-DIAS M. Piscicultura continental no estado do Amapá: diagnóstico e perspectivas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Macapá, Brasil: Embrapa Amapá. 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Biogeografia, Manejo de Áreas Naturais e Protegidas: Conservação da Biodiversidade