Estudo comparativo da definição de anos-padrão do regime habitual e excepcional das precipitações a partir do ano civil e do ano hidrológico

Autores

  • Diego Tarley Ferreira Nascimento Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2262

Palavras-chave:

Anos-padrão. Regime. Precipitação. Chuva. Climatologia

Resumo

A Climatologia Geográfica prega não serem necessárias extensas séries temporais de dados meteorológicos, podendo ser utilizados anos-padrão, considerados como recortes amostrais do regime habitual e o excepcional do clima. Porém, é preconizada a questão de que o uso do ano civil talvez não seja o mais adequado para a definição dos anos-padrão, em decorrência da não correspondência do ano civil com o ano hidrológico para o caso de algumas regiões do Brasil. Nesse sentido, busca-se no presente trabalho comparar a definição de anos-padrão a partir do ano civil e do ano hidrológico, empregando-se a técnica dos quantis e valendo-se de 13 estações localizadas em Goiás, Distrito Federal e entorno. O trabalho discute a não adequação do calendário civil para a definiçao dos anos-padrão, por não compreender toda a extensão do período chuvoso e não retratar os sistemas atmosféricos responsáveis pela condição habitual ou excepcional das chuvas.

Biografia do Autor

  • Diego Tarley Ferreira Nascimento, Universidade Estadual de Goiás
    Professor do curso de Geografia

Referências

AOUAD, M. S. Tentativa de classificação climática para o Estado da Bahia: uma análise quantitativa dos atributos locais, associada à análise qualitativa do processo genético. Rio de Janeiro: IBGE, 1982. 80p.

BARROS, Juliana Ramalho. A chuva no Distrito Federal: o regime e as excepcionalidades do ritmo. 2003. 221 f. Dissertação (Mestrado)- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.

______.; ZAVATTINI, J. A. Bases conceituais em climatologia geográfica. Mercator, v. 08, n. 16, p. 255-261, 2009.

BOIN, Marcos Norberto. Chuvas e erosões no oeste paulista: uma análise climatológica aplicada. 2000. 264 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2000.

CAMPOS, A. B. de. et al. Análise do comportamento espacial e temporal das temperaturas e pluviosidades no Estado de Goiás. In:

ALMEIDA, M. G. de (Org.). Abordagens geográficas de Goiás: o natural e o social na contemporaneidade. Goiânia: IESA, 2002. p. 91-118.

DEUS, R. M. M. ; NASCIMENTO, D. T. F. . Como a mídia tem noticiado os eventos climáticos extremos no estado Goiás. In:

ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2016, São Luís. Anais do ENG, 2016. p. 1-10.

MONTEIRO, C. A. F. A dinâmica climática e as chuvas do estado de São Paulo: estudo geográfico sob forma de atlas. São Paulo: IGEOG, 1973.

_____. A análise rítmica em climatologia: problemas da atualidade climática em São Paulo e achegas para um programa de trabalho. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1971. (Série Climatologia, 1).

NASCIMENTO, D. T. F. Chuvas no estado de Goiás e no Distrito Federal a partir de estimativas por satélite e circulação atmosférica. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiâna, 2016.

NIMER, E. Climatologia do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1979. 422p.

PINKAYAN, S. Conditional probabilities of ocurrence of Wet and Dry Years Over a Large Continental Area. Colorado: State University, Boulder-Co, 1966. 54 p.

STRAHLER, A. N. Physical Geography. Nova York: John Wiley, 1951.

XAVIER, T. DE M. B. S.; SILVA, J. F.; REBELLO, E. R.A Técnica dos Quantis e suas aplicações em Meteorologia, Climatologia, Hidrologia, com ênfase para as regiões brasileiras. Brasília: Ed. Thesaurus, 2002. 140p.

ZAVATTINI, J. A. A Dinâmica Atmosférica e a distribuição das chuvas no Mato Grosso do Sul. 1990. Tese (Doutorado em Geografia Física)-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades