Distribuição geográfica das salinas mecanizadas e artesanais na zona estuarina do rio Apodí-Mossoró (RN)

Autores

  • Denise Santos Saldanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Abigail Rute Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Iago Bezerra Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Diógenes Félix da Silva Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2264

Palavras-chave:

Ecossistemas artificiais. Cloreto de sódio. Descrição quantitativa. Tanques

Resumo

Salinas solares são ecossistemas artificial formados por tanques (evaporadores e cristalizadores) conectados entre si, com finalidade de extração do sal marinho (cloreto de sódio), s primeiros indícios sobre a atividade salineira realizada pelo homem ocorreram da China, cerca de 2.500 a.c. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a distribuição geográfica das salinas mecanizadas e artesanais no estuário do Rio Apodi-Mossoró (RN). De início foi realizado um levantamento bibliográfico da área estudada, além de visitas in loco para uma análise prévia do local, em seguida foi realizada a confecção do produto cartográfico, além da descrição quantitativa dos tanques (evaporadores e cristalizadores) ao longo do estuário. Conclui-se que as salinas mecanizadas apesar de ter menos tanques que as salinas artesanais, são a maior produtora do cloreto de sódio da região, apresentando cerca de 150.000 toneladas por ano, enquanto as salinas artesanais produzem cerca de 20.000 toneladas por ano.

Biografia do Autor

  • Denise Santos Saldanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Abigail Rute Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Iago Bezerra Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Diógenes Félix da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

ANDRADE, M. C. O território do sal: a exploração do sal marinho e a produção do espaço geográfico no Rio Grande do Norte. Mossoró. Coleção Mossoroense, vol. 848, 1995.

COSTA, D. F. S. Caracterização ecológica e serviços ambientais prestados por salinas tropicais. 2013. 206 f. Tese (Doutorado em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas) - Programa de Pós-graduação em Biologia, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro. Aveiro – Portugal, 2013.

COSTA, D. F. S. Breve revisão sobre a evolução histórica da atividade salineira no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). Sociedade e natureza (UFU. Online), vol.25, p. 24-34, 2013.

COSTA, D. F. S. Influência de macroaspectos ambientais na produção de sal marinho no litoral semiárido do Brasil. Revista de Geografia, v. 31, p. 28-42, 2014.

COSTA, D. F. S.; MEDEIROS, D. H. M. ; COSTA, R.S. ; DE MEDEIROS ROCHA, R. . O sal de ontem e as salinas de hoje: análise da produção de sal marinho no Rio Grande do Norte. In: ALBANO, G.P.; ALVES, L.S.F.; ALVES, A.M. (Org.). Capítulos de Geografia do Rio Grande Norte. 1ed. Natal: Imprensa Oficial do Rio Grande do Norte e CCHLA-UFRN, 2015, v. 2, p. 37-63.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. Censo demográfico 1991: resultados preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 1992.

RUTE DA SILVA, A; COSTA, D. F. S. Matriz Swot aplicadas nas salinas solares artesanais do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte. 1° Encontro Nacional de Planejamento Urbano-Regional no Semiárido. Pau dos Ferros, 2016.

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos. 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras