Mapeamento de unidades de paisagem como análise da planície costeira: reserva extrativista marinha Caeté-Taperaçú/Bragança-PA

Autores

  • Thais Sousa Universidade Federal do Pará
  • Erlen Assis Universidade Federal do Pará
  • Bruna Pontes Universidade Federal do Pará
  • Estevão Barbosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2280

Palavras-chave:

Unidades de paisagem. RESEX. Geoprocessamento. Planícies costeiras. Manguezal

Resumo

O presente trabalho produziu como resultado um mapa de unidades de paisagem na Planície Costeira Bragantina por meio de geotecnologias, utilizando uma abordagem metodológica que inclui técnicas de geoprocessamento, revisão bibliográfica e pesquisa de campo, no qual se tencionou demonstrar a eficiência do SIG para a análise de geossistemas costeiros e a importância da delimitação de unidades de paisagem dentro de reservas extrativistas marinhas.

Biografia do Autor

  • Thais Sousa, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará
  • Erlen Assis, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará
  • Bruna Pontes, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará
  • Estevão Barbosa, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará

Referências

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global. Esboço metodológico. R. RAEGA, Curitiba, n. 8, Editora UFPR, p. 141-152, 2004.

CONTENTE, A. C. P. Bragança: um breve olhar sobre a reserva extrativista caeté-taperaçú. Amazônia, Revista Antropologia, p.682-706, 2013.

ROSS, J. L. S. O registro cartográfico dos fatos geomórficos e a questão da taxonomia do relevo. Revista do Departamento de Geografia, n. 6, São Paulo,1992.

SOUZA FILHO, P. W. M & EL-ROBRINI, M. Morfologia, processos de sedimentação e litofácies dos ambientes morfosedimentares de Planície Costeira Bragantina – Nordeste do Pará (Brasil). Geonomos, 4: 1-16, 1996.

TEIXEIRA, E.; SOUZA FILHO, P. W. M Mapeamento de ambientes costeiros tropicais (Golfão Maranhense, Brasil) utilizando imagens de sensores remotos orbitais. Revista Brassileira de Geofísica. vol.27. São Paulo 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Dinâmica e Gestão de Zonas Costeiras