Análise da fragilidade ambiental e das condições sociais da mesorregião da Mata Paraibana: subsídios para o planejamento da região costeira

Autores

  • Vinícius Genuino Universidade Federal da Paraíba
  • Camila Cunico Universidade Federal da Paraíba
  • Marciel Lohmann Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2297

Palavras-chave:

Geoprocessamento. Análise ambiental. Planejamento socioambiental

Resumo

Os estudos de fragilidade ambiental apresentam-se como uma possibilidade de compreensão integrada do ambiente físico e dos processos antrópicos atuantes diante das mudanças atuais no espaço geográfico. Acentua-se a relevância do entendimento das relações sociedade-natureza, tanto pelo lado de suas contradições como pelo lado das suas interrelações de dependência e funcionalidades. Assim, a presente pesquisa, aplicada na Mesorregião da Mata Paraibana, busca auxiliar nos estudos de análise e planejamento de zonas costeiras utilizando-se, de maneira adaptadada a realidade da área de estudo, a metodologia de Ross (1994; 1995) e Becker e Egler (1996). A escolha de tais metodologias justifica-se em função do enorme potencial que os estudos de fragilidade apresentam como instrumentos de auxílio ao planejamento e gestão ambiental. 

Biografia do Autor

  • Vinícius Genuino, Universidade Federal da Paraíba
    Graduando do Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.
  • Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba
    Professora do Departamento de Geociências, Universidade Federal da Paraíba.
  • Marciel Lohmann, Universidade Estadual de Londrina

    Professor do Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina.

Referências

AMARAL, R.; ROSS, J. L. S. – Unidades Ecodinâmicas na análise da fragilidade ambiental do Parque Estadual do Morro do Diabo e entorno, Teodoro Sampaio/SP. GeoUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, N° 26, pp. 59 – 78, 2009.

CUNICO, C.; OKA-FIORI, C. – Zoneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Marumbi – PR: Perspectivas para a análise e avaliação das condições sócio-ambientais. Estudos Geográficos, Rio Claro, 6(1): 37-61, 2008 (ISSN 1678-698X) http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/estgeo, 2009.

DIAS, D. F.; TRENTIN, R.; SCCOTI, A. A. V. – Zoneamento geoembiental para o município da Mata/RS: Síntese das potencialidades e fragilidades. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume 30 (2015), p. 132 a 148.

ROSS, J. L. S. – A análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. Revista de Departamento de Geografia/ FFLCH/USP, n° 8, 63-73, 1994.

ROSS, J. L. S. – Análises e sínteses na abordagem geográfica da pesquisa para o planejamento ambiental. Revista do Departamento de Geografia/ FFLCH/USP, n° 9, p. 65-75.

ROSS, J. L. S. – Da ecodinâmica à fragilidade ambiental: subsídios ao planejamento e gestão ambiental. América Latina: Sociedade e Meio Ambiente / Amália Inês Geraiges de Lemos, Jurandyr Luciano Sanches Ross, Ailton Luchiari (organizadores) – 1.ed. – São Paulo: Expressão Popular; 2008. – (Série Por uma geografia Latino-americana). p. 67-83.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geotecnologias e Modelagem Espacial em Geografia Física