Metodologias ativas: o protagonismo do discente no processo de aprendizagem

Autores

  • Suellen Galvão Moraes Universidade de Fortaleza
  • Márcia Thelma Rios Donato Marino Universidade de Fortaleza
  • Denise Fernandes Universidade de Fortaleza
  • Matheus Cordeiro Façanha Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2310

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica. Ecossistemas marinhos. Ambientes costeiros

Resumo

Esta pesquisa apresenta a percepção dos discentes da disciplina Ecossistemas Marinhos e Ambientes Costeiros, acerca da relação teoria versus aprendizagem com a utilização de metodologias ativas, para proposição de medidas que melhorem a aprendizagem da disciplina. Trata-se de estudo com abordagem quantitativa e análise descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, aplicado junto aos alunos Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Diferentes formas de uso e aplicação de metodologias ativas foram analisadas, buscando-se qual a eficácia das mesmas no processo de aprendizagem e aplicabilidade dos conhecimentos. O estudo possibilitou a confirmação da importância e necessidade do uso de diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sobretudo aquelas que requerem o protagonismo do aluno no seu saber, bem como, um direcionamento para a condução da disciplina para os próximos semestres.

Biografia do Autor

Suellen Galvão Moraes, Universidade de Fortaleza

Especialista, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

Márcia Thelma Rios Donato Marino, Universidade de Fortaleza

Docente, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

Denise Fernandes, Universidade de Fortaleza

Docente, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

Matheus Cordeiro Façanha, Universidade de Fortaleza

Graduando, UNIFOR – Universidade de Fortaleza.

Referências

MORAN, J. M. Mudando educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:< http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acessado em: 07 de agosto de 2016.

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Ática, 2004.

WINKLER, I. ABREU, J. C. A. DE MORAIS, K. S. DE; SILVA, L. P. PINHO, J. A. G. DE. O processo ensino-aprendizagem em uma disciplina de administração: percepções de docentes e discentes. In: Anais do encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em administração, 33, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino