A experiência do Museu das Águas da Amazônia como espaço de sensibilização e difusão da educação ambiental no ensino de geografia

Autores

  • Carlos Alexandre Leão Bordalo Universidade Federal do Pará
  • Aline Lima Universidade Federal do Pará
  • Elizio Azevedo Universidade Federal do Pará
  • Thayssa Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2357

Palavras-chave:

Água. Hidrogeografia. Educação ambiental. Geografia. MAAM

Resumo

O Projeto “O Museu das Águas da Amazônia como Espaço de Sensibilização e difusão da Educação Ambiental Inclusiva sobre a Poluição e Proteção das águas” desenvolvido desde 2013, por alunos e professores da Faculdade de Geografia e Cartografia – FGC/UFPA, com recursos da Pró-Reitoria de Extensão – NAVEGA SABERES/UFPA, objetiva a criação de um espaço de sensibilização e difusão das ações de educação ambiental sobre a poluição e proteção das águas, contextualizando o debate das águas de forma a auxiliar os professores de geografia no ensino fundamental, médio e superior para maior entendimento, a partir da interdisciplinaridade que o assunto apresenta. O projeto pretende difundir nas escolas a educação ambiental a partir dos conhecimentos hidrogeográficos, hidropolíticos e hidrogeológicos, com informações e linguagem direta para a compreensão dos alunos e professores, buscando a sensibilização e ampliação de conhecimento sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Leão Bordalo, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará.
  • Aline Lima, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará.
  • Elizio Azevedo, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará.
  • Thayssa Sousa, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará.

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino