A cartografia e as geotecnologias como subsídio para o ensino de geografia: capacitação de professores de geografia da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2365Palavras-chave:
Cartografia. Geotecnologias. Ensino. CapacitaçãoResumo
Na Era da Globalização a qual nos encontramos, o ensino traz novos desafios aos educadores. A Cartografia e suas tecnologias vêm sendo empregadas de forma crescente no ensino público paulista, e esta integração da cartografia e das geotecnologias à educação escolar contribui para que os alunos sejam capazes de melhor entender as relações entre meio-ambiente e sociedade (no caso da Geografia).Para tanto, é necessário difundir, popularizar e explorar essas geotecnologias no ensino básico, conforme sugere o INPE.O presente artigo é componente de um Projeto de Extensão intitulado “Geotecnologias para alfabetização cartográfica de professores de Geografia do ensino da rede pública”, realizado na Universidade Estadual Paulista e financiado pela PROEX.O projeto não se restringiu a tão somente apresentar os recursos das geotecnologias, mas também em mostrar aos educadores a contribuição dessa tecnologia para a construção do conhecimento e compreensão da realidade, possibilitando-os exercer a cidadania e o poder de intervir na realidade.
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