Avaliação sobre o tratamento concedido aos conteúdos de geomorfologia nos livros didáticos da educação básica brasileira

Autores

  • José Mario L. Martins Costa Universidade Federal da Fronteira Sul/RS
  • Priscila Daiane Pavan Universidade Federal da Fronteira Sul/RS.

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2375

Palavras-chave:

Ensino de geomorfologia. Livros didáticos

Resumo

O presente artigo resulta da aplicação de uma prática pedagógica junto à alunos licenciando em Geografia, visando avaliar o modo pelo qual os conteúdos de geomorfologia estão sendo apresentados e trabalhados nos livros didáticos dos Ensinos Fundamental e Médio. De forma geral, foi observado que, apesar das variações para cada obra inerentes ao nível de conhecimento dos autores e á importância que conferem ao ensino de geomorfologia, as abordagens utilizadas ainda não atendem satisfatoriamente ao conhecimento necessário e essencial à este ramo geográfico. De outra forma, o reforço no estudo das questões ambientais surgidas com as atividades antrópicas parecem ter valorizado o estudo do relevo e a importância em integra-lo aos demais temas trabalhados na geografia física e humana dentro da realidade dos educandos, sendo constatada tal tendência com maior frequência nas obras mais recentes.

Biografia do Autor

  • José Mario L. Martins Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul/RS

    Prof. Assistente do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul/RS. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Priscila Daiane Pavan, Universidade Federal da Fronteira Sul/RS.

    Licencianda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul/RS.

Referências

ALBUQUERQUE, F. N.; SOBRINHO, J. F. A geomorfologia do semi-árido brasileiro nos livros de geografia do Ensino Médio: Agentes, Processos Morfogenéticos e formas de relevo. In: Homem, Tempo e Espaço, v. 1, p. 01-12, 2007.

ALENCAR, Roberta; NASCIMENTO, Rosemy S.; GUIMARÃES, Gilson B. Geociências no ensino fundamental: ciências ou geografia? Da história da Terra à paisagem local através da geodiversidade da ilha de Santa Catarina. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologias, 3, 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UEPG, 2012.

BATISTA, Daiane F.; SOUSA, Flávio A. Ensino de geomorfologia nas escolas. In: Congresso de Educação, 2, 2012, Iporá. Anais... Iporá: UEG, 2012.

OLIVEIRA, R. M.; AMORIM, R. R.; SANTOS, M. C. F. Geomorfologia no ensino de geografia na educação básica. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia, 6, 2006, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2006.

OLIVEIRA, Adriana O. S. A.; NUNES, João O. R. Contextos e significados do relevo para o ensino de Geomorfologia. In: Caderno Prudentino de Geografia, n. 31, v. 1, p. 127-147, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino