Avaliação sobre o tratamento concedido aos conteúdos de geomorfologia nos livros didáticos da educação básica brasileira

Autores

  • José Mario L. Martins Costa Universidade Federal da Fronteira Sul/RS
  • Priscila Daiane Pavan Universidade Federal da Fronteira Sul/RS.

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2375

Palavras-chave:

Ensino de geomorfologia. Livros didáticos

Resumo

O presente artigo resulta da aplicação de uma prática pedagógica junto à alunos licenciando em Geografia, visando avaliar o modo pelo qual os conteúdos de geomorfologia estão sendo apresentados e trabalhados nos livros didáticos dos Ensinos Fundamental e Médio. De forma geral, foi observado que, apesar das variações para cada obra inerentes ao nível de conhecimento dos autores e á importância que conferem ao ensino de geomorfologia, as abordagens utilizadas ainda não atendem satisfatoriamente ao conhecimento necessário e essencial à este ramo geográfico. De outra forma, o reforço no estudo das questões ambientais surgidas com as atividades antrópicas parecem ter valorizado o estudo do relevo e a importância em integra-lo aos demais temas trabalhados na geografia física e humana dentro da realidade dos educandos, sendo constatada tal tendência com maior frequência nas obras mais recentes.

Biografia do Autor

José Mario L. Martins Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul/RS

Prof. Assistente do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul/RS. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Priscila Daiane Pavan, Universidade Federal da Fronteira Sul/RS.

Licencianda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul/RS.

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino