Uma análise acerca dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2376Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Geografia Física. Livro didáticoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de Geografia no Ensino Médio. Tendo em vista, que o livro didático é um dos recursos mais utilizados na sala de aula, é necessário compreender a veiculação dos conteúdos no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisadas seis coleções de livros didáticos, todas contendo 3 volumes, onde foram averiguados conteúdos básicos da temática de Pedologia. Para a concretização da pesquisa, foi feita uma revisão bibliografia, análise da formação dos autores, identificação da ordem dos conteúdos, abrangência, fundamentação da informação, situação dos conceitos, atualização, relação conteúdo/realidade e linguagem. Foi identificado que em geral os conteúdos de Pedologia são pouco explorados e que as classificações de solo apresentadas não se enquadram no Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos.
Referências
ALBUQUERQUE, M. A. M. de; BIGOTTO, J. F; VITIELLO, M. A. Geografia sociedade e cotidiano. 3.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013.
ALMEIDA, L. M . A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da Globalização. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2013.
ARAÚJO, L. T. R; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2013.
BOLIGIAN, A. T. A; BOLIGIAN. L. Geografia – Espaço e Vivência. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. Ministério da Educação: Brasília, 2000
EMBRAPA – CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE SOLOS – Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: EMBRAPA, 2006.
LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos - São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
MOREIRA, J. C; SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2014.
MOREIRÃO, F. B. Ser protagonista: Geografia. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013..
PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO- PNLEM. Guia do livro didático. FNDE: Brasília, 2015.