Uma análise acerca dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia do ensino médio

Autores

  • Jamille Ramos Universidade do Estado da Bahia
  • Neianne Marinho Universidade do Estado da Bahia
  • Gustavo Barreto Franco Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2376

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Geografia Física. Livro didático

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de Geografia no Ensino Médio. Tendo em vista, que o livro didático é um dos recursos mais utilizados na sala de aula, é necessário compreender a veiculação dos conteúdos no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisadas seis coleções de livros didáticos, todas contendo 3 volumes, onde foram averiguados conteúdos básicos da temática de Pedologia. Para a concretização da pesquisa, foi feita uma revisão bibliografia, análise da formação dos autores, identificação da ordem dos conteúdos, abrangência, fundamentação da informação, situação dos conceitos, atualização, relação conteúdo/realidade e linguagem. Foi identificado que em geral os conteúdos de Pedologia são pouco explorados e que as classificações de solo apresentadas não se enquadram no Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos.

Biografia do Autor

Jamille Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Discente do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.

Neianne Marinho, Universidade do Estado da Bahia

Discentes do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.

Gustavo Barreto Franco, Universidade Estadual da Bahia

Professor assistente do curso de Geografia, Universidade Estadual da Bahia.

Referências

ALBUQUERQUE, M. A. M. de; BIGOTTO, J. F; VITIELLO, M. A. Geografia sociedade e cotidiano. 3.ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013.

ALMEIDA, L. M . A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da Globalização. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2013.

ARAÚJO, L. T. R; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

BOLIGIAN, A. T. A; BOLIGIAN. L. Geografia – Espaço e Vivência. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. Ministério da Educação: Brasília, 2000

EMBRAPA – CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE SOLOS – Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: EMBRAPA, 2006.

LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos - São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

MOREIRA, J. C; SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2014.

MOREIRÃO, F. B. Ser protagonista: Geografia. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013..

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO- PNLEM. Guia do livro didático. FNDE: Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino