Uma análise acerca dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia do ensino médio

Autores

  • Jamille Ramos Universidade do Estado da Bahia
  • Neianne Marinho Universidade do Estado da Bahia
  • Gustavo Barreto Franco Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2376

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Geografia Física. Livro didático

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de Geografia no Ensino Médio. Tendo em vista, que o livro didático é um dos recursos mais utilizados na sala de aula, é necessário compreender a veiculação dos conteúdos no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisadas seis coleções de livros didáticos, todas contendo 3 volumes, onde foram averiguados conteúdos básicos da temática de Pedologia. Para a concretização da pesquisa, foi feita uma revisão bibliografia, análise da formação dos autores, identificação da ordem dos conteúdos, abrangência, fundamentação da informação, situação dos conceitos, atualização, relação conteúdo/realidade e linguagem. Foi identificado que em geral os conteúdos de Pedologia são pouco explorados e que as classificações de solo apresentadas não se enquadram no Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos.

Biografia do Autor

  • Jamille Ramos, Universidade do Estado da Bahia
    Discente do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.
  • Neianne Marinho, Universidade do Estado da Bahia

    Discentes do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado da Bahia.

  • Gustavo Barreto Franco, Universidade Estadual da Bahia
    Professor assistente do curso de Geografia, Universidade Estadual da Bahia.

Referências

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Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino