Clima urbano através de sensoriamento remoto: evolução histórica da termografia da superfície de Paranavaí/PR – Brasil

Autores

  • Larissa Piffer Dorigon Universidade Estadual Paulista
  • Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2382

Palavras-chave:

Clima urbano. Temperatura da superfície. NDVI. Uso e cobertura da terra. Paranavaí/PR

Resumo

O desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de sensoriamento remoto vêm sendo essenciais nos estudos sobre clima urbano, pois proporcionam comparações ao longo do tempo. Neste sentido, o objetivo principal deste artigo foi identificar a influência exercida pelos diferentes usos e coberturas da terra, ao longo dos anos, na estrutura térmica da superfície urbana de Paranavaí. Utilizaram-se imagens remotas dos satélites Landsat 7 e 8, que permitiram a análise histórica dos anos de 2002 e 2014. Iniciou-se com o pré-processamento (correção atmosférica) e então, partiu-se para o processamento completo. As cartas elaboradas foram as de temperatura da superfície, NDVI e uso e cobertura da terra. Como principais resultados detectou-se que a substituição de vegetação por materiais construtivos elevaram a temperatura da superfície, que a vegetação mostrou-se fundamental na diminuição ou amenização destas temperaturas e que o sensoriamento remoto é uma ferramenta muito útil aos estudos de clima urbano e deve ser explorado.

Biografia do Autor

  • Larissa Piffer Dorigon, Universidade Estadual Paulista

    Departamento de Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente.

  • Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, Universidade Estadual Paulista

    Departamento de Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente.

Referências

AMORIM, M. C. de C. T.. O Clima urbano de Presidente Prudente/SP. Tese (doutorado) FFLCH-USP, 2000.

BARBOSA, Liriane G.; DORIGON, L. P.. Análise temporal da cobertura vegetal no município de Teresina/PI a partir da aplicação de NDVI. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e XXV Exposicarta, 2014, Gramado-RS. XXVI CBC 2014, 2014. v. 26. p. 01-12.

BERNARDINO. V. M. P.. Processo de ocupação do município de Paranavaí: A mobilidade da força de trabalho e a sua redistribuição espacial. (Tese de Mestrado apresentada ao conselho de Curso de Pós-Graduação em Geografia/FCT-UNESP). Presidente Prudente, 1999.

CARGNIN, R. C. N.. Vila Alta: concentração da pobreza urbana em um espaço periférico de Paranavaí. (DIssertação de Mestrado apresentada ao conselho de Curso de Pós-Graduação em Geografia/FCT-UNESP). Presidente Prudente, 2001.

COLTRI, P. P. et. al. Ilhas de Calor da estação de inverno da área urbana do município

de Piracicaba, SP. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007.

Florianópolis, CD-ROM.

LIMA, Valéria; AMORIM, Margarete C. C. T. . A utilização de informações de temperatura da superfície, do NDVI e de temperatura do ar na análise de qualidade ambiental urbana. In: XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2011, Curitiba/PR. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR. São José dos Campos: MCT/INPE, 2011. p. 1028-1035.

NALESSO, A. P. P.; LOURIVAL S. F.. A conformação histórica das classes sociais no capitalista: uma aproximação acerca das condições de vida da classe trabalhadora no século XIX, na Inglaterra. In: II encontro de iniciação cientifica da FAFIPA, 2011, Paranavaí. Anais do II Encontro de Iniciação Cientifica da FAFIPA. Paranavaí: FAFIPA, 2011. v. 1. p. 01.

NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações.. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1989. v. 2000. 269 p.

VOOGT, J.; OKE, T. R.;.Thermal remote sensing of urban climates. Remote Sensing of Environment, v. 86, p. 370-384, 2003.

WENG, Q.. Thermal infrared remote sensing of urban climate and environmental studies: Methods, applications, and trends. ISPRS Journal of Photogrammetry and Remote Sensing, v. 64, p. 335-344, 2003.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades