Análise da circulação térmica induzida no litoral de Santa Catarina

Autores

  • Ruy de Sá Prudêncio Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Carolina Vicenzi Franco Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jonas Teixeira Nery Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2415

Palavras-chave:

Litoral de Santa Catarina. Hodógrafos. Circulação térmica. Ventos

Resumo

Este estudo caracteriza a circulação térmica induzida (brisa marinha e terrestre) na costa de Santa Catarina (SC), a partir da análise de ciclos diurnos da direção e velocidade do vento, histogramas polares e hodógrafos. Para isso, foram utilizados dados de duas estações meteorológicas, uma em Florianópolis e outra em São Francisco do Sul, localizadas entre o litoral central e norte do estado.Em ambas, predominam ventos locais de sudoeste e sul no período da manhã e de sudeste durante a tarde. De modo geral, o sinal de brisa marítima e terrestre é melhor definido nos meses entre novembro e abril, de maior aquecimento, tanto para Florianópolis quanto para São Francisco do Sul. A entrada da brisa marítima ocorre entre 11h e 13h e da terrestre, entre 20h00min e 0h00min.As maiores velocidades de vento foram observadas em Florianópolis, região com maior influência do vento sul.

Biografia do Autor

  • Ruy de Sá Prudêncio, Universidade Estadual de Campinas

    IG, UNICAMP.

  • Ana Carolina Vicenzi Franco, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Faed, UDESC.

  • Jonas Teixeira Nery, Universidade Estadual de Campinas

    IG, UNICAMP.

Referências

CAMARGO, R., MARONE, E. E DIAS, P.L. Detecção do sinal de brisa no registro de vento de Pontal do Sul (PR). In: IX congresso brasileiro de meteorologia, 1996, Campos de Jordão. Anais do IX Congresso Brasileiro de Meteorologia. 1996. v. 2, p. 1036-1040.

RESIO, D., Bratos, S., and Thompson, E. 2002. Meteorology and Wave Climate. In: Vincent, L., and Demirbilek, Z. (editors), Coastal Engineering Manual, Part II, Hydrodynamics, Chapter II-2, Engineer Manual 1110-2-1100, U.S. Army Corps of Engineers, Washington, DC.

LAUGHLIN, Greg. The user’s guide to the Australian Coast. Sydney: New Holland Publishers, 1997.

PRUDÊNCIO, R. S. Estudo do sistema de circulação de brisas no litoral de Santa Catarina. Monografia de Especialização em Meteorologia, UFPel, 2002.

SALVADOR,R. & MLLÁN,M.M. Analisis histórico de las brisas en castellón. Tethys, revista de meteorologia, n.02.Valencia, Espanha, 2003.

SIMPSON, J.E. Sea breeze and local winds. Cambridge: Cambridge University Press,1994.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades