Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo
Autores/as
Orliney Maciel Guimarães
Márcio Peres de Araújo
Eleonara Maria Gouvêa Vasconcellos
Joaniel Munhoz Martins
José Manoel dos Reis Neto
Fernanda Machado Martins
Palabras clave:
Análise de minerais e rochas, material didático, formação do geólogo, competências, articulação entre teoria e prática
Resumen
Atividade didática inicialmente desenvolvida na disciplina Química Inorgânica Experimental, ministrada aos alunos do Curso de Geologia da UFPR objetivou atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do geólogo e do engenheiro geólogo. A atividade buscou articular teoria e prática por meio da interpretação de dados de análise instrumental de caracterização elementar, estrutural e mineralógica de minerais e rochas. Para desenvolvimento, 12 amostras de minerais foram selecionadas e analisadas por fluorescência de raios X, difração de raios X de pó, microscopia eletrônica de varredura com sonda EDS e microscopia óptica (Petrografia). Documento com os resultados não-interpretados foi disponibilizado aos alunos em uma homepage e foi solicitado que os alunos identificassem as amostras por meio da interpretação dos dados. A avaliação dos professores ao final do trabalho foi de que a proposta apresentada é adequada para a disciplina de Mineralogia Descritiva e ajuda a atender às demandas exigidas para formação do geólogo, que hoje passam pelo pensar, pelo ler a realidade, compreender os processos, identificar problemas e gerar soluções, exigindo a articulação entre o fazer e o conhecer