Actividades lúdico-práticas no ensino da Geologia: complemento motivacional para a aprendizagem

Autores/as

  • Andreia Constante
  • Clara Vasconcelos

Palabras clave:

Actividades lúdico-práticas, ensino da geologia, aprendizagem da geologia, complemento motivacional, aprendizagem

Resumen

 É unânime que o Ensino das Geociências, na formação dos indivíduos, não deve resumir-se ao seu carácter científico, sendo imprescindível, outrossim, investir no seu carácter formativo desde os níveis mais básicos do ensino. A escassez de pesquisas neste âmbito justifica a presente investigação que pretendeu contribuir para aferir as mais-valias da aplicação de actividades lúdico-práticas como complementos alternativos e inovadores, actuando como elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Geologia. A metodologia adoptada foi a Investigação & Desenvolvimento que visou a elaboração, aplicação e avaliação de duas actividades lúdico-práticas. As duas actividades lúdico-práticas foram aplicadas a 71 alunos de uma escola pública em Portugal. Administraram-se instrumentos de recolha de dados como, por exemplo, questionários e relatórios de observação. Constatou-se que as actividades eram complementos motivacionais valiosos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos com algum nível de abstracção, permitindo advogar um espaço e tempo maiores para a sua utilização na prática pedagógica

Publicado

2010-05-15

Número

Sección

Atividade Prática