O ensino baseado em projeto e a aprendizagem colaborativa com sistemas de informação geográfica

Autores/as

  • Tatiana Silva da Silva
  • Flávia Cristiane Farina
  • Jorge Luiz Barbosa da Silva
  • Ricardo Norberto Ayup-Zouain

Palabras clave:

Geologia, ensino por projeto, aprendizagem colaborativa, sistemas de informação geográfica.

Resumen

Sistemas de Informação Geográfica (SIG) constituem uma tecnologia aplicável a praticamente todas as áreas de conhecimento. O ensino tradicional em SIG normalmente é baseado em aulas teóricas e exercícios tutoriais, o que não prepara o aluno para seu uso na intercomunicação entre profissionais e solução de problemas reais. O objetivo deste trabalho é definir o impacto do ensino de SIG baseado na solução de problemas sobre as habilidades adquiridas pelos alunos de SIG. Para tal, a disciplina foi dividida em duas fases, sendo a primeira focada em teoria e exercícios tutoriais e, a segunda, na solução de problemas. Ao final de cada fase foi feita uma enquete na plataforma NAVi sobre quão apto o aluno se sente para usar um SIG profissionalmente. Mais de 60% dos alunos responderam ter uma melhora no desempenho. Os resultados demonstram a importância e eficácia da aprendizagem colaborativa baseada em projeto no ensino de SIG.

Publicado

2013-05-30

Número

Sección

Artigos